O Papa Francisco recitará a Oração Mariana do Angelus no próximo sábado (15), Solenidade da Assunção, da janela do apartamento pontifício, que dá para a Praça São Pedro. É a primeira vez, desde que Pio XII deu início ao tradicional encontro dominical com os fieis em 1954, que um Pontífice passa o Ferragosto em Roma. O gesto se repetirá no dia seguinte, domingo 16.
O Angelus do Ferragosto (do latim: Feriae Augusti), que comemora a Assunção de Maria, normalmente é rezado na Residência de verão de Castel Gandolfo, salvo ausência do Pontífice por motivo de viagem, como aconteceu diversas vezes com João Paulo II e mesmo com o Papa Francisco em 2014, quando da visita à Coreia.
Em 15 de agosto de 2013, no entanto, Bergoglio dirigiu-se à Castel Gandolfo especialmente para rezar o Angelus, precedido pela celebração de uma missa e acompanhado por uma pequena multidão, que lotava a Praça diante da Residência papal.
O Papa Francisco, de fato, esteve poucas vezes em Castel Gandolfo desde o início de seu pontificado, optando por passar suas “férias” na Casa Santa Marta, no Vaticano.
Fonte: Rádio Vaticano