O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha, completa hoje, 11, quatorze anos de ordenação episcopal. Em 2001, o então papa João Paulo II nomeou dom Sergio como bispo auxiliar de Fortaleza (CE) e titular de Alba.
A ordenação episcopal ocorreu no mesmo ano, na catedral de São Carlos (SP), tendo como bispos ordenantes dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, dom Joviano de Lima Júnior e dom Bruno Gamberini.
Dom Sergio escolheu como lema “Omnia in Caritate” – “Tudo na caridade”. Em janeiro de 2007, o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também por decisão do papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília (DF).
Em mensagem, a CNBB cumprimenta dom Sergio da Rocha pela celebração de sua ordenação episcopal, desejando luz e paz em sua trajetória como pastor da Igreja no Brasil e presidente da Conferência dos Bispos.
“Hoje é um dia especial. É a data de sua ordenação episcopal. Não sabemos dizer se é mais feliz quem o felicita por ser seu amigo, sua amiga, ou se é mais feliz o senhor por possuir uma multidão de amigos e amigas. Os assessores e colaboradores que servem na sede nacional da CNBB fazem parte destes muitos amigos e amigas e se unem, neste dia para louvar a Deus pela sua ordenação episcopal, agradecer sua preocupação, dedicação e atenção para com todos, e para externar- lhe o desejo de que seu ministério seja longo e feliz. Aceite as preces e o afetuoso abraço destes seus amigos e admiradores agradecidos”.
Vida e missão
Dom Sergio nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959, e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984. Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia, na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
No período entre 2002 e 2007, dom Sergio foi membro da Comissão para Doutrina da Fé da CNBB, secretário do regional Nordeste 1 e bispo referencial para a Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional no regional Nordeste 1.
Já entre 2007 e 2011, dom Sérgio foi bispo referencial para o Ensino Religioso e para os Presbíteros no regional Nordeste 4, presidente da Comissão para o Seminário do regional Nordeste 4, membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, além de representante do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Dom Sergio foi representante da CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização em 2012. No último quadriênio, foi presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e membro do Conselho Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da Conferência. Dom Sergio representará a CNBB na 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, que ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
Fonte: CNBB