Vatican News
A Sala de Imprensa da Santa Sé informa, através de um comunicado, que teve início, nesta quarta-feira (30/09), no Vaticano, a visita do Comitê de Especialistas do Conselho da Europa sobre a avaliação de medidas para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
Segundo o comunicado, a visita se realiza “no âmbito da Quinta Rodada de Avaliação (‘Fifth Evaluation Round’), concordada em 2019, à qual estão progressivamente submetidas todas as jurisdições pertencentes ao Grupo Moneyval. Esta fase de avaliações tem como principal objeto de interesse a eficácia dos instrumentos legislativos e organizacionais adotados nos últimos anos pelas jurisdições para prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo”. O calendário dessas visitas é estabelecido pela Moneyval e não tem nenhuma ligação com os assuntos internos dos diversos países.
“A avaliação atual para a Santa Sé se insere no quadro da evolução natural de um processo que começou com a primeira visita ao local em 2012 e a sucessiva adoção do Relatório de Avaliação Mútua de 4 de julho de 2012 e continuou com o Primeiro Relatório de Progressos de 9 de dezembro de 2013, o Segundo Relatório de Progressos de 8 de dezembro de 2015 e o Terceiro Relatório de Progressos de 6 de dezembro de 2017”, refere a Sala de Imprensa da Santa Sé.
As jurisdições da Albânia, Andorra, Armênia, Gibraltar, Ilha de Man, Letônia, Lituânia, Malta, Moldávia, República Tcheca, Ucrânia, Hungria, Sérvia e Eslovênia já foram avaliadas pela Moneyval. Junto com a Santa Sé, começa também a visita à República de São Marinho.