Bodas de papel, d’Estanho, de Porcelana, d’ouro, de platina… Celebrar seu aniversário de casamento é uma oportunidade de provar seu amor como no primeiro dia. Mas você conhece o significado cristão dos aniversários de casamento?
Nossa liturgia cristã nos oferece regularmente momentos de celebração. Por que a Igreja dá tanta importância a esta dimensão festiva?
Recordar os acontecimentos fundadores de nossa fé, situá-la na história para que a mensagem possa ser transmitida de geração em geração.
“Ouça Israel”, diz o mais jovem da família na noite da festa judaica da Páscoa, retomando uma passagem do Deuteronômio que conta a história do povo de Israel. A festa como uma âncora em nossa tradição.
E se acreditamos na Bíblia, a logística não deve ser esquecida em termos do número de convidados e do tempo gasto! Sempre no contexto de uma profunda alegria interior. Não aqueles breves sentimentos de prazer e contentamento que rapidamente deixam “insatisfação e até amargura no coração”, diz São João Paulo II em sua Carta Apostólica Dies domini, do 5 de julho de 1998.
Mas este estado que se origina da convicção de ser amado incondicionalmente por Cristo. As festas são marcos que indicam o significado de nossas vidas. E nós, onde estamos em nossa relação com as celebrações, especialmente a do aniversário de casamento? Que lugar damos a este evento, que faz parte da história de nossa família?
Uma chance de dizer novamente “eu te escolho”.
Louis me disse recentemente que sua esposa insistia muito em comemorar seu 20º aniversário de casamento com uma verdadeira festa e que ele não estava muito interessado nisso.
“Eu ficaria feliz em marcar esta etapa”, disse-lhe ela, “porque, apesar das provas pelas quais passamos, mantivemos o rumo e ainda melhor: revisitamos o projeto de nosso casal. E mais, seria uma maneira de mostrar aos nossos filhos e amigos que o amor a longo prazo é possível.”
Ela compreendeu este significado cristão da festa: marcar a história e a ancoragem de sua união com seu marido. Ao se comprometerem juntos ad mortem há 20 anos, eles participaram da construção da história da família que desde então tem sido enriquecida por todos os acontecimentos vividos, alegrias e tristezas, passagens e travessias, lágrimas e alegrias. E eles ainda estão lá, ambos, com este ardente desejo de continuar a viagem.
Celebrar seu aniversário de casamento é um lembrete da história de seu casamento, para repetir as palavras fundadoras “Eu te escolho…”, e para reafirmá-las diante de testemunhas. Esta celebração é também uma oportunidade para conhecer a família e os amigos, e para compartilhar esta alegria juntos em torno de uma boa comida. Celebramos a Páscoa todos os domingos, a pedido de Cristo. E você, quando você celebra seu amor?
Marie-Noël Florant