Ataques suicidas, atentados com bombas e assaltos armados a aldeias. Entre o fim de semana e segunda-feira os milicianos do Boko Haram perpetraram uma nova onda de terror e violência no norte da Nigéria e nos Camarões. Neste último País, duas bombas explodiram num bar de Fotokol, uma cidade de fronteira com o estado nigeriano de Borno.
Entre as 14 vítimas vários militares chadianos, pertencentes ao contingente dos Países da região que se opõem aos rebeldes islâmicos. Pelo menos outras 12 pessoas morreram e várias casas foram incendiadas num assalto armado a uma aldeia no norte da Nigéria. Finalmente, nos arredores de Maiduguri, um homem-bomba matou quatro pessoas num posto de controle.
Perante esta nova ofensiva o Secretário da ONU Ban Ki-moon encoraja os Países da região a reforçar a cooperação. Por sua parte, o presidente nigeriano Buhari exonerou os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, depois de repetidas críticas àquilo que ele considera uma acção ineficaz das forças armadas nigerianas contra o Boko Haram.
Fonte: Rádio Vaticano