Há várias formas de consagrar seu lar a Jesus
É uma prática profundamente cristocêntrica, que foi fomentada por inúmeros santos ao longo dos séculos. Sob “a luz da sagrada Escritura, a expressão ‘Coração de Cristo’ designa o mistério de Jesus, a totalidade de seu ser, sua pessoa, que é considerada o núcleo mais íntimo e essencial: Filho de Deus, Sabedoria não-criada, caridade infinita, princípio de salvação e santificação para toda a humanidade. O ‘Coração de Cristo’ é Cristo, Verbo encarnado e salvador, intrinsicamente ofertado no Espírito, com amor infinito divino-humano do Pai e dos homens, seus irmãos”.
Entre as múltiplas devoções relacionadas ao Sagrado Coração está a “entronização” ou “consagração” das casas (e dos corações de seus habitantes) a Jesus. Em particular, Jesus prometeu a Santa Margarita Maria Alacoque: “abençoarei os lares em que uma imagem de Meu Coração estiver exposta e sendo venerada”.
Ao longo do tempo, a Igreja desenvolveu vários tipos de entronização, cujo rito transforma a colocação da imagem em um acontecimento mais formal e espiritual. A Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) tem seu próprio serviço de oração de consagração familiar, que está no livro do padre James Kubicki A Heart on Fire: Rediscovering Devotion to the Sacred Heart of Jesus [ “Um coração em chamas: redescobrindo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus”]. Além do serviço de oração, o padre Kubicki apresenta uma cativante história sobre a devoção ao Sagrado Coração e o motivo pelo qual ela é relevante até hoje.
Durante os últimos anos, o padre Michael Gaitley uniu-se a esta causa e desenvolveu seu próprio programa, chamado de “Consolando o Coração de Jesus”. A obra inclui um grande retiro destinado a aproximar as pessoas do coração de Jesus e termina com uma consagração ao Sagrado Coração.
Outro divulgador do Sagrado Coração é o cardeal Raymond Burke, que compilou uma celebração litúrgica de entronização em seu livro The Enthronement of the Sacred Heart of Jesus [“A entronização do Sagrado Coração de Jesus]. A obra também conta com uma introdução básica sobre o antigo costume e oferece uma instrução detalhada sobre como se preparar espiritualmente para a entronização.
Além disso, Santa Margarita Maria Alacoque escreveu uma oração pessoal de consagração, que pode ser usada quando os membros da família se consagram ao Sagrado Coração:
Entrego-me ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, consagro – sem reservas – minha pessoa, minha vida, minhas obras, minhas dores e sofrimentos. Este é meu propósito imutável: ser eternamente Seu e fazer todas as coisas por Seu amor. Ao mesmo tempo, renuncio, de todo coração, aquilo que Lhe desagrada.
Sagrado Coração de Jesus, quero ter-te como único objeto de meu amor. Sê, pois, meu protetor nesta vida e a garantia da vida eterna. Sê fortaleza na minha debilidade e inconstância. Coração cheio de bondade, sê para mim o refúgio na hora da minha morte e meu intercessor diante de Deus Pai. Desvia de mim o castigo da justa ira. Coração de amor, em Ti deposito toda a minha confiança. Tira de mim, Senhor, tudo o que Te desagrada ou possa me afastar de Ti. Que teu amor se imprima tão profundamente no meu coração que eu jamais seja capaz de Te esquecer e de separar-me de Ti.
Senhor e Salvador meu, te rogo, pelo amor que tens em mim, que meu nome fique gravado em teu Sagrado Coração; que minha felicidade e minha glória sejam viver e morrer a Teu serviço. Amém
Seja qual for o modo que você utilize para consagrar sua casa ao Sagrado Coração, a ênfase deve recair na preparação espiritual. Não é simplesmente uma atividade em que você coloca a imagem de Jesus em um lugar de destaque. De forma semelhante à consagração ao Imaculado Coração de Maria, concentre-se em unir o seu coração ao de Jesus, para que você esteja ligado a Ele em todas as coisas.