Cidade do Vaticano
Concluiu-se na quinta-feira, 22, no Vaticano, o encontro do grupo de trabalho conjunto entre o Vietnã e a Santa Sé, presidido pelo chefe da delegação da Santa Sé, o subsecretário para as Relações com os Estados Dom Antoine Camilleri, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores do Vietnã, To Anh Dung.
As partes – lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé – tiveram a oportunidade de aprofundar a troca de pontos de vista sobre as relações entre o Vietnã e a Santa Sé, incluindo questões relativas à Igreja Católica no Vietnã.
As duas delegações expressaram satisfação pela evolução positiva das relações bilaterais nos últimos anos.
Vietnã e liberdade de crença
A delegação vietnamita reiterou que o Estado do Vietnã tem melhorado constantemente a implementação de uma política em favor do respeito e da garantia da liberdade de crença e de religião, criando assim um ambiente favorável às atividades e ao desenvolvimento da comunidade católica no Vietnã.
A Santa Sé manifestou seu apreço pela assistência dada pelo Estado à Igreja Católica e reiterou o desejo dos fiéis católicos de viverem a própria vocação como bons católicos e bons cidadãos, a fim de contribuir eficazmente para o desenvolvimento e o bem-estar do Vietnã.
Situação da Igreja no Vietnã
As duas delegações também trataram de questões relacionadas à situação eclesial no país. Neste sentido, chegou-se a um acordo sobre as modalidades a serem adotadas para promover ulteriormente as relações entre o Vietnã e a Santa Sé em um futuro próximo e, em particular, sobre os princípios fundamentais subjacentes à regulamentação do estatuto do representante pontifício e do escritório do próprio representante pontifício residente no Vietnã, em vista do estabelecimento, o mais breve possível, deste mesmo escritório.
Encontro com o Papa Francisco
As duas partes expressaram outrossim, seu compromisso em continuar o diálogo com base na confiança e no respeito pelos princípios reciprocamente acordados, que guiam as relações bilaterais. Também foi enfatizada a importância de promover ulteriores contatos, incluindo os de alto nível.
Por ocasião da visita ao Vaticano, a delegação vietnamita foi recebida em audiência pelo Papa Francisco e fez visitas de cortesia ao secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e ao secretário para as Relações com os Estados, o arcebispo Paul Richard Gallagher.
Esses encontros – diz por fim o comunicado – foram realizados em uma atmosfera cordial, de boa vontade e respeito mútuo.