Presidindo a reunião dos sacerdotes da Arquidiocese de Colombo, o Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, confirmou a visita do Santo Padre Francisco ao Sri Lanka, prevista de 13 a 15 de janeiro de 2015. Segundo a agência Fides, o Cardeal pediu aos presbíteros presentes que informem os fiéis nas paróquias e instituições católicas que a viagem do Papa será realizada como anunciado e encorajou os fiéis a rezarem por sua visita e pelos frutos que poderá dar à Igreja local.
O Arcebispo adiantou que a Conferência Episcopal e a Santa Sé estão concordando os detalhes e que o programa será definido por ocasião de uma visita preparatória de uma delegação vaticana que irá ao Sri Lanka nos primeiros dias de novembro. Nas últimas semanas, acrescentou, os bispos discutiram com as autoridades competentes do governo sobre as medidas de segurança que devem ser atuadas.
Nos últimos dias, surgiram dúvidas e perplexidades sobre a visita do Papa, visto que no país as eleições presidenciais são iminentes e o atual Presidente, Mahinda Rjapaksa, poderá marcá-las para janeiro, nos dias anteriores ou sucessivos à visita do Papa Francisco. A Igreja pede que o voto seja adiado pelo menos até o fim de janeiro de 2015, para evitar instrumentalizações.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Colombo