D. Manuel Felício publicou as nomeações para o novo ano pastoral
Guarda, 25 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo da Guarda publicou as nomeações para o novo ano pastoral 2019-2020 onde se destaca chegada do padre Francisco Mata, natural de Inguias, mas ordenado sacerdote na Diocese francesa de Bayonn.
“Agora solicitou ao seu bispo, D. Mark Aillet, autorização para acompanhar os pais, que desejaram vir para Portugal. Há um acordo assinado entre o bispo da Guarda e o bispo de Byonne sobre a permanência deste sacerdote na nossa Diocese sem deixar de pertencer ao Presbitério de Bayonne”, explica D. Manuel Felício.
Os pais de Francisco Mata estavam emigrados em França onde o agora sacerdote frequentou o seminário e foi ordenado na Diocese de Bayonne, em 2005, integrado no seu presbitério.
O padre Francisco Mata vai ficar responsável por quatro paróquias – Manteigas (Santa Maria e S. Pedro), Sameiro (S. João Baptista), Vale de Amoreira (Nossa Senhora da Anunciação) e Valhelhas (Santa Maria Maior) – e segundo o acordo assinado entre os dois bispos “permanece ao serviço” na Guarda “durante três anos podendo ou não essa permanência ser renovada, a contento das partes”.
O padre Carlos de Sousa foi escolhido como vigário episcopal para o Clero, “substituindo nestas funções” o atual bispo de Viseu, D. António Luciano, a quem a diocese expressa “reconhecimento por todo o serviço prestado”.
D. Manuel Felício confirmou o padre Jacek Cesary Baginsky, dos Missionários do Verbo Divino, reitor do santuário de Nossa Senhora das Dores, em Paul, assumindo mais três paróquias.
Nas nomeações publicadas hoje no sítio online da Diocese da Guarda, o seu bispo nomeou o padre Vítor Manuel Ramos capelão (assistente Espiritual e Religioso) do Hospital Sousa Martins, na Guarda, e o padre Rui Manique é o novo assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas.