Cidade do Vaticano
O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) que está reunido, em Tegucigalpa, Honduras, até o próximo sábado, 18, em sua 37ª Assembleia Ordinária. O encontro teve início na última segunda-feira (13/05).
“Olhar para Deus e para os povos da América Latina e Caribe.” Este foi o convite do Santo Padre aos bispos do CELAM. A mensagem do Papa Francisco, enviada através do Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, foi lida na primeira sessão dos trabalhos, nesta terça-feira.
Responder aos desafios do Continente
No texto, o Pontífice delineia o CELAM como um organismo de comunhão eclesial, chamado a colaborar com os pastores para que animem e apoiem, com espírito renovado, a sua missão, respondendo aos desafios do continente. Francisco assegura a sua oração pelos trabalhos da plenária e coloca o seu desempenho sob os cuidados maternos da Virgem Maria.
Igreja seja visível, tangível e eficaz
A sessão foi presidida pelo presidente do CELAM, cardeal Rubén Salazar Gómez. O Núncio Apostólico em Honduras, dom Novatus Rugambwa, recordou em sua saudação que, diante dos desafios da realidade, a ação da Igreja deve ser “visível, tangível e eficaz na vida pública”, e convidou a assembleia a fazer uma leitura da realidade latino-americana.
Oferecer esperança
Palavras de boas-vindas foram proferidas, em nome da Igreja hondurenha, pelo bispo de San Pedro Sula, dom Ángel Garachana Pérez, presidente da Conferência Episcopal, e pelo arcebispo de Tagucigalpa, cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga.
O cardeal Maradiaga disse que, diante dos ataques concretos contra o Santo Padre, o CELAM tem “uma dívida de amor e gratidão”. É chamado a “oferecer uma palavra para aqueles que não têm amor porque não têm fé e esperança”.