Continuamos em nosso espaço de saúde a nossa conversa com o assessor Nacional da Pastoral da AIDS, Frei Luís Carlos Lunardi, sobre o aumento, no Brasil, em 2013, do número de novas infecções do vírus HIV. Ele nos fala ainda sobre alguns fatores que favorecem o avanço da epidemia no país.
No Brasil, o número de soropositivos é de 730 mil. Esta é a proporção mais baixa de todos os países lusófonos. Apesar de uma variação no ano passado, em todo o mundo a quantidade de infecções baixou 38% desde 2001.
O Brasil é citado no Relatório Gap, lançado recentemente pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), por ter modificado as diretrizes para o tratamento, permitindo que todos recebam os antirretrovirais independentemente das taxas de infecção.
O Unaids acredita que 47% das pessoas que convivem com o vírus na América Latina morem no Brasil. Cerca de 30% das novas infecções na região são entre pessoas de 15 a 24 anos.
O documento também traz boas notícias no caso de contaminação com o HIV em crianças. Moçambique é um dos oito países, onde as taxas baixaram em 50% ou mais. Os outros países africanos são: Botsuana, Etiópia, Gana, Malauí, Namíbia, África do Sul e Zimbábue.
Frei Luís o que a Pastoral da AIDS tem feito para combater a doença no Brasil?
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano