A 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina), realizada entre os dias 4 e 7 de abril, em Brasília (DF), apontou quatro prioridades para o Programa Missionário Nacional. Nesta semana, a direção do Comina continua reunida para concluir a redação do texto que será apresentado aos bispos na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no próximo mês de maio.
Chegaram à assembleia do Comina 54 propostas de prioridades de atuação no campo da missão sugeridas pelos regionais da CNBB. A definição foi para quatro prioridades:
- Formação Missionária
- Missão ad gentes
- Animação missionária
- Compromisso profético social
Para cada prioridade, foram propostos, ainda três projetos que devem contribuir para que em toda a Igreja no Brasil perpassem a missão e a missionariedade, não só nas instâncias que lidam especificamente com a missão.
A assembleia contou com a presença de membros dos diversos conselhos missionários, organizações de leigos, institutos de vida religiosa, entre outros eclesiais, num total de 64 pessoas de todos os 18 regionais da CNBB.
“Após aprovado, o programa deve oferecer estas pistas de ação e os regionais vão poder realizar de acordo com sua realidade”, explica o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias. O desejo de é que a Igreja no Brasil “possa ser mais missionária e, caminhando juntos, vivendo este grande espírito missionário, nós possamos ajudar a construir um Brasil que seja justo, pacífico e fraterno”.