Em memória aos 136 anos da morte do dom Vital Maria de Oliveira, o arcebispo de Olinda e Recife e presidente do regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) da CNBB, dom Fernando Saburido, presidirá amanhã, 4 de julho, uma missa solene. A celebração será às 10h, na Basílica Nossa Senhora da Penha, bairro de São José, centro do Recife.
Durante a cerimônia, o vice-postulador da causa de beatificação de dom Vital, frei Jociel Gomes, trará novidades sobre o processo. Conterrâneos de dom Vital participarão da celebração. Uma caravana de Pedras de Fogo (PB), cidade natal do religioso, confirmou presença e deverá se juntar a centenas de outros fiéis.
Ainda na ocasião, dom Fernando e os presentes visitarão o túmulo de dom Vital, onde serão realizadas orações pela beatificação do bispo capuchinho.
Além da missa das 10h, haverá celebrações às 6h, 7h30 e 12h. Todas farão memória a dom Vital e, em seguida, será concedida a tradicional bênção de São Félix.
Dom Vital Maria de Oliveira
Conhecido por sua simplicidade, piedade, vida de oração e devoção à Virgem Maria, dom Vital deixou um legado de luta em defesa da fé e da Igreja.
Foi sagrado bispo aos 28 anos e durante seu episcopado resistiu aos desmandos do Governo Imperial.
Em 1874, foi condenado a quatro anos de prisão, com trabalhos forçados e custas, sendo essa pena alterada pelo Imperador, dias depois, para prisão simples na Fortaleza de São José, no Rio.
O religioso faleceu no dia 4 de julho de 1878, no convento capuchinho de Paris, aos 33 anos, em consequência de um possível envenenamento.
Fonte: CNBB