O Santo Padre se encontra, nesta segunda-feira, em Jerusalém, na última etapa da sua Peregrinação à Terra Santa. Ele iniciou suas atividades logo cedo, ao deixar a sede da Delegação Apostólica para se transferir à Esplanada das Mesquitas.
Ali, na Cúpula da Rocha, monumento islâmico mais antigo da Terra Santa, o Papa manteve um encontro com o Grão-Mufti de Jerusalém e de toda a Palestina, o xeque Muhamad Ahmad Hussein.
Em sua saudação ao Grão-Mufti, o Bispo de Roma disse que o objetivo principal da sua viagem à Terra Santa é visitar os lugares onde Jesus passou sua vida terrena. Mas, sua peregrinação seria incompleta se não se encontrasse com as pessoas e as comunidades que vivem naquela terra.
Depois, o Santo Padre recordou a figura de Abraão, reconhecido por muçulmanos, cristãos e judeus, que viveu naquela terra, cuja atitude é um desafio para todos. Sob o seu exemplo e diante do mistério de Deus, devemos sempre ser dóceis ao chamado divino e abertos para o futuro, como testemunhas da ação de Deus no mundo e, portanto, como construtores de paz e de justiça.
Ao término do encontro com o Grão-Mufti, o Pontífice lançou um apelo a todas as pessoas e comunidades, que reconhecem Abraão, a respeitar-se e amar uns aos outros, como irmãos e irmãs, sem jamais instrumentalizar o nome de Deus em práticas violentas!
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Jerusalém