Solidariedade para as vítimas das enchentes nos Bálcãs: ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco lançou um apelo em prol dos desabrigados na Bósnia e Herzegovina e na Sérvia, seguido de uma Ave-Maria. Quase 50 pessoas morreram em toda a região:
“O meu pensamento vai às populações de Bósnia e Herzegovina e Sérvia, duramente atingidas por alagamentos e inundações, com perdas de vidas humanas, inúmeros desabrigados e fortes prejuízos. Infelizmente, a situação se agravou, portanto eu os convido a unirem-se à minha oração e por todas as pessoas atingidas por esta calamidades. Que não falte a esses nossos irmãos a nossa solidariedade e apoio concreto da comunidade internacional.”
O Papa se dirigiu também aos fiéis chineses, por ocasião da memória litúrgica da Bem-Aventurada Maria Auxílio dos Cristãos, celebrada em 24 de maio.
“Peço a todos os fiéis que rezem para que, sob a proteção da Mãe Auxiliadora, os católicos na China continuem a crer, a esperar e a amar e seja, em todas as circunstâncias, fermento de harmoniosa convivência entre seus compatriotas.”
Francisco falou ainda aos missionários e catequistas, recordando a beatificação de um sacerdote e de um leigo que morreram na Birmânia em 1950.
O Papa faz votos de que o martírio do Pe. Mario Vergara e do leigo Isidoro Ngei Ko Lat sirva de “encorajamento e de exemplo aos missionários, especialmente aos catequistas que nas terras de missão desempenham uma preciosa e insubstituível obra apostólica, pela qual toda a Igreja lhes é grata”.
Fonte: Rádio Vaticano