Cristiane Murray – Cidade do Vaticano
Pelo nono ano consecutivo, a Família Franciscana se prepara para celebrar a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, que terá como tema “Diálogos de paz e Superação da Violência: 800 anos do encontro entre São Francisco e o Sultão” e lema: “A paz é fruto da justiça” (Is 32,17).
Para o Irmão Igor Bastos, Secretário Nacional da Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação da Juventude Franciscana no Brasil, aquele encontro, de 800 anos atrás, é ainda atual, sobretudo hoje, quando observamos o risco de um aumento de desigualdade, violência e exclusão.
“Este encontro, que aconteceu em 1219, tem muito a nos dizer neste contexto que estamos vivendo, de uma onda crescente intolerância e do fanatismo religioso, além do discurso de ódio às minorias e da criminalização dos mais pobres e marginalizados. Durante este encontro, Francisco e o Sultão al Malik al Kamil no Egito (Damietta), nos mostram um exemplo de diálogo e de busca da paz. Naquele contexto da quinta Cruzada entre os cristãos e os muçulmanos, tanto Francisco, como o Sultão nos mostram este caminho, da paz e da construção da fraternidade universal”.
Paz não é apenas ausência de violência
Como afirma o Papa Francisco, “a paz social não pode ser entendida como mera ausência de violência obtida pela imposição de uma parte sobre as outras. A dignidade da pessoa humana e o bem comum estão por cima da tranquilidade de alguns que não querem renunciar aos seus privilégios. Quando estes valores são afetados, é necessária uma voz profética”.
Anime sua fraternidade e comunidade local para fazer parte dessa construção, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2018
“O material que produzimos e fornecemos é composto de um livro com 3 encontros que nos ajudam a refletir sobre estas temáticas e é disponibilizado on line para todos que quiserem baixar para suas comunidades e trabalhar localmente. A Jornada acontece de 1 a 10 de dezembro em todo o país e convidamos todos que se sintam chamados a participar deste momento tão forte na construção da paz, que é fruto da justiça e da fraternidade universal à luz do Evangelho e do nosso carisma franciscano. Paz e bem a todas e a todos”.
#JornadaFranciscana