Cidade do Vaticano
A erupção do “Vulcão de Fogo” na Guatemala, que de acordo com estimativas ainda não definitivas atingiu mais de 1,7 milhões de pessoas, obrigou à evacuação de suas casas cerca de 13.000 pessoas, causando mais de uma centena vítimas e mais de sessenta feridos, bem como ingentes danos materiais. O Papa Francisco, através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, decidiu enviar uma primeira contribuição de 100 mil dólares para o socorro das populações nesta fase de emergência.
Esta soma, que quer ser uma imediata expressão do sentimento de espiritual proximidade e paterno encorajamento do Santo Padre, será dividida, em colaboração com a Nunciatura Apostólica, entre as dioceses mais afetadas pela catástrofe e será utilizada em obras de assistência às pessoas e aos territórios atingidos pela erupção.
A contribuição, que acompanha a oração, em apoio da amada população guatemalteca, é parte das ajudas que estão sendo ativadas em toda a Igreja Católica e que envolvem, além de várias Conferências episcopais, inúmeras organizações de caridade.
Fonte: Rádio Vaticano