GUATEMALA, 04 Jun. 18 / 01:00 pm (ACI).- No último domingo, pediram orações através das redes sociais pelas vítimas da erupção do Vulcão de Fogo, localizado a 50 quilômetros da capital da Guatemala.
De acordo com a imprensa internacional, às 11h foram registradas as primeiras explosões que provocaram uma coluna de cinzas com dez mil metros de altura. Uma segunda fase da atividade explosiva ocorreu depois das 16h.
Mario Cruz, porta-voz dos bombeiros voluntários, disse que até agora confirmaram a morte de sete pessoas, “quatro adultos e três crianças, que já foram levados para o necrotério de Alotenango, e foram evacuadas mais de 300 pessoas”. Além disso, cerca de 20 ficaram feridas.
Os falecidos estavam na comunidade ‘El Rodeo’, localizada perto do vulcão e afetada por “um rio de lava que transbordou”, explicou a uma rádio local Sergio Cabañas, secretário geral da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres.
Diante desta situação, os internautas pediram orações pelas vítimas e pelos danificados através da hashtag #PrayForGuatemala.
Uma das pessoas que expressou sua solidariedade aos guatemaltecos foi Pe. Sam, conhecido por seu apostolado nas redes sociais, que também assinalou em sua conta no Twitter: “há milhares de pessoas afetadas pela erupção do Vulcão de Fogo”.
“Solidarizamo-nos com o povo guatemalteco pelos momentos de angústia que vivem por causa da erupção do Vulcão de Fogo. Elevamos nossas orações por todos os afetados por este desastre natural”, expressou também Católicos em Ação em sua conta no Twitter.
O Vulcão de Fogo é um dos mais ativos dos 37 vulcões no país da América Central.
Em 1º de fevereiro, este vulcão ficou ativo durante 20 horas, com fluxos de lava, causando atividade sísmica e explosões.
Fonte: Acidigital