Mesmo sem querer, os filhos têm muito a ensinar às mães sobre virtudes, habilidades e sentimentos que elas carregam
Os pais são os principais educadores de uma criança, mas há coisas que somente um filho é capaz ensinar, mesmo sem querer. Por isso, a maternidade é um caminho de aprendizado e vivências únicas, pois há coisas que as mulheres só compreendem após se tornarem mães. Estas são algumas delas:
1. Conhecer o verdadeiro significado do amor
O amor por um filho é inexplicável. É um amor transparente, sem egoísmo ou ambição pessoal. Por causa desse amor, uma mãe desafia suas próprias capacidades e pode realizar atos heroicos para proteger seus filhos.
2. Ser forte
Há dias difíceis, cansativos, em que a mãe não tem um minuto para pensar em si mesma. Mesmo assim, ela não se rende, porque a maternidade a faz mais forte e lhe dá a capacidade de lutar pela família e a ensina a buscar forças onde parece impossível, a perdoar, a aceitar e a seguir adiante, porque um filho merece o melhor e por ele a mãe faz o impossível.
3. Dar tudo sem esperar nada
Desde a gravidez a mulher se entrega àquela vida em formação e, quando o filho, nasce a mãe passa a viver por ele. Ela passa noites em claro, cuida do bebê, ajuda o filho nas tarefas escolares, está ao lado dele quando chora por ter perdido seu primeiro amor. O amor materno sempre se entrega de forma desinteressada.
4. O valor das pequenas coisas
Não há dúvida de que um filho faz a mulher ver a vida de um modo diferente. A mãe valoriza mais um simples olhar, um abraço, um sorriso, a brincadeira com o filho, uma tarde ensolarada de domingo com os pequenos. Todos esses momentos dão sentido à vida da mãe. Para ela, chegar em casa todos os dias e ser recebida pelo filho, estar presente em seus momentos de vitórias e conquistas ou simplesmente receber um ligação de um filho que está longe de casa são motivos de felicidade.
5. Descobrir habilidades desconhecidas
Paciência, autocontrole, criatividade. A maternidade faz as mulheres descobrirem que são mais capazes do que julgavam ser e as ajuda a desenvolver outras habilidades que estavam escondidas. Em outras palavras, a maternidade faz as mulheres serem pessoas melhores.
Fonte: Aleteia