“Deus Trindade, unidade dos homens. O monoteísmo cristão contra a violência”: este é o título de um documento que a Comissão Teológica Internacional publica esta quinta-feira.
De acordo com a Nota preliminar do documento, o texto é fruto de um estudo acerca de alguns aspectos do discurso cristão sobre Deus, em confronto com as teorias segundo as quais existiria uma relação necessária entre o monoteísmo e a violência.
“A fé cristã vê e reconhece, de fato, na excitação à violência em nome de Deus a máxima corrupção da religião”, lê-se na apresentação, que acrescenta que o documento é sustentado pela convicção de que as guerras inter-religiosas, como também a guerra contra a religião, “são de todo insensatas”.
O trabalho desenvolveu-se no seio de uma Subcomissão, presidida pelo Rev. Philippe Vallin e composta dos seguintes membros: Rev. Peter Damian Akpunonu, Pe. Gilles Emery, O.P., Dom Savio Hon Tai-Fai, S.D.B., Dom Charles Morerod, OP, Rev. Thomas Norris, Rev. Javier Prades López, Dom Paul Rouhana, Rev. Pierangelo Sequeri, Rev. Guillermo Zuleta Salas.
As discussões gerais sobre este tema realizaram-se em vários encontros da Subcomissão e durante as Sessões Plenárias da Comissão, que tiveram lugar entre 2009-2013. O textofoi aprovado pela Comissão “em forma específica” em 6 de dezembro 2013, e entregue, em seguida, ao Presidente, Dom Gerhard L. Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que autorizou a sua publicação.
Em breve, a tradução portuguesa do Documento estará disponível no site da Comissão Teológica Internacional no site www.vatican.va
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano