Fátima, 19 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu este domingo à 86.ª peregrinação da diocese ao santuário da Cova da Iria, desafiando os participantes a construir uma “humanidade nova”.
“Queremos ver Jesus? Queremos ver o seu amor, capaz de gerar um povo novo, uma humanidade nova, que viva a fraternidade entre todos os que são filhos de Deus? E o que é que temos nós para mostrar Jesus?”, perguntou, na homilia da celebração.
A intervenção, divulgada pela sala de imprensa do Santuário de Fátima, desafiou os participantes a dar “testemunho de fé, em vidas configuradas em Jesus, através do amor, da caridade, da dedicação, da entrega, da doação e da solidariedade com os mais necessitados, e da luta pela justiça e pela paz”.
A peregrinação tinha como tema “A alegria de ser Igreja em caminho com Maria” e mobilizou as comunidades católicas de Leiria-Fátima desde cedo, em volta da Capelinha das Aparições.
D. António Marto sublinhou, na sua homilia, o amor presente no Mistério da Cruz, onde Jesus, pela morte e ressurreição, mostra a cada batizado um “amor totalmente entregue, gerador de um novo coração, de uma nova aliança e de uma nova esperança”.
O bispo pediu a intercessão de Nossa Senhora para a realização de uma “Igreja missionária”.
A peregrinação contou com a presença de cerca de 800 escuteiros de Leiria-Fátima, que acompanharam a bênção da nova insígnia regional, “CNE Leiria-Fátima”, pelo bispo diocesano.
A Eucaristia deste domingo foi celebrada no Recinto de Oração do Santuário.
Fonte: Agencia Ecclesia