Francisco: “Testemunho dos jovens difunda espírito de paz e reconciliação”

“O Papa conta com vocês para que com a sua fé e seu testemunho, o espírito de paz e reconciliação do Evangelho se espalhe entre seus coetâneos”. É o que diz o Papa aos 30 mil jovens da Comunidade de Taizé que se reunirão de 28 de dezembro a 1º de janeiro em Estrasburgo, na França. O encontro será a 36ª edição da “Peregrinação da Confiança” animada pela Comunidade. “Roma – escreve Francisco – lembra com alegria seu encontro do ano passado e da linda oração que fizeram com o Papa Bento XVI na Praça São Pedro”.

Chegaram à Comunidade várias mensagens de incentivo aos participantes e devem ainda chegar outras, especialmente das Igrejas ortodoxas. “Obter a comunhão visível de todos os que amam Cristo” é o tema da reflexão que o Prior, Irmão Alois, dirigirá aos jovens, indicando-lhes quatro propostas para 2014. “Aqueles que amam Cristo em todo o mundo – escreve o irmão – formam uma grande comunidade de amizade. Têm uma contribuição para oferecer e podem curar as feridas da Humanidade: sem se impor, podem favorecer a mundialização da solidariedade, que não exclui nenhum povo e nenhuma pessoa”.

Cada manhã, os jovens se reunirão em mais de 200 paróquias anfitriãs, na França e na Alemanha, para um momento de oração e compartilha. Nas tardes de domingo, 29, e segunda, 30, o programa propõe encontros temáticos como “crise, desemprego e precariedade”, “justiça e direitos do homem” e “diálogo ecumênico”.

Por ser uma comunidade ecumênica, haverá orações comuns duas vezes por dia, na catedral de Estrasburgo e na igreja protestante São Paulo.

 

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano