Igreja: Franciscanos celebraram 50 anos da igreja do Convento da Luz, foco de “comunidade”

Os Franciscanos portugueses promoveram um conjunto de atividades para assinalar os 50 anos da igreja do Convento da Luz, um espaço em volta do qual se construiu uma comunidade com atenção à cultura e à pastoral.

O diretor do Centro Cultural Franciscano, padre João Lourenço, sublinha a Agência ECCLESIA a orientação litúrgica e espiritual da igreja de 1967, “uma espécie de resposta” ao que é o novo espírito da Liturgia definido no Concílio Vaticano II (1962-1965).

“A Igreja pretende, de facto, reunir à volta do altar as diferentes dimensões do corpo eclesial”, de uma forma harmoniosa”, assinala o sacerdote.

Os vitrais dão uma dimensão franciscana ao templo, “traduzindo de forma plástica” o cântico de São Francisco.

O Padre João Lourenço realça que à volta da igreja se construiu “uma comunidade”, numa dinâmica que está em direta relação com a vida do Convento da Luz.

“Para nós a igreja é um centro fundamental”, acrescenta.

O Centro Cultural Franciscano apresentou uma exposição sobre a presença cristã na Terra Santa, numa convergência de esforços com a dimensão pastoral da comunidade religiosa.

“As nossas atividades procuram ser reflexo, fazer apanágio da identidade franciscana: acolhimento, fraternidade, partilha, presença amiga e discreta”, numa “pastoral de proximidade”, sublinha o padre João Lourenço.

O Custódio da Terra Santa, frei Francesco Patton, acompanhou as comemorações, entre quinta-feira e domingo, , proferindo uma conferência sobre os “cristãos na região do Médio Oriente”.

 

Fonte: Agência Ecclesia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here