Santarém, 10 out 2017 (Ecclesia) – O Colégio dos Consultores de Santarém enviou uma mensagem de saudação ao novo bispo diocesano, D. José Traquina, em nome do clero e das comunidades católicas locais, nomeado este sábado pelo Papa Francisco.
“As terras da beira Tejo, desejam ser o terreno fértil onde o seu ministério pastoral pode agora continuar a mesma missão iniciada pelo nosso primeiro Bispo, D. António Francisco Marques, e continuada nos últimos dezanove anos por D. Manuel Pelino”, refere o texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.
D. José Traquina, até agora auxiliar do Patriarcado de Lisboa, foi nomeado pelo Papa como bispo de Santarém, sucedendo a D. Manuel Pelino, que renunciou por motivos de idade, anunciou no último sábado a Santa Sé.
“Asseguramos-lhe a nossa comunhão e obediência filiais bem como a nossa oração perseverante”, refere o Colégio dos Consultores da Diocese de Santarém.
O organismo consultivo manifesta a intenção de, com o novo bispo, crescer “como Igreja viva, abertos aos tempos novos”, com “ousadia evangélica e criatividade pastoral”.
“Recebemos o nosso Bispo na alegria e na esperança, de coração disponível para a necessária conversão que nos permitirá sonhar e construir a Igreja que Deus quer e o mundo precisa”, acrescenta o texto da saudação.
A entrada solene de D. José Traquina na Diocese de Santarém vai decorrer no dia 26 de novembro de 2017, pelas 16h00, na Igreja de Santa Clara.
Fonte: Agência Ecclesia