Corpo Nacional de Escutas tem supermercados em campo numa parceria com empresa portuguesa
Idanha-a-Nova, 03 ago 2017 (Ecclesia) – Os escuteiros que participam no acampamento nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) confecionam a maior parte da sua alimentação e gerem o orçamento para as compras nos dois supermercados em campo.
O CNE associou-se a uma empresa portuguesa, pela terceira vez consecutiva, para a implementação da ‘Loja do Escuteiro’ com o propósito de “responsabilizar os escuteiros pela gestão de um orçamento associado às despesas de alimentação, bem como reduzir o desperdício alimentar gerado por este tipo de atividades”.
“A loja do escuteiro é mais prática, pois, entre equipa torna-se mais fácil de controlar as quantidades evitando o desperdício de comida. Esta loja também dá uma maior independência sobre a ementa estipulada dando-nos a oportunidade de alterar certos aspetos da refeição que não gostamos tanto”, observa Matilde Correia, do Agrupamento 890 Évora.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE explica que no início do acampamento os escuteiros receberam um cartão “semelhante a um cartão de débito”, pré-carregado, com o “valor suficiente para as compras diárias”.
“Este sistema permite-lhes aprender a gerir um orçamento e também minimizar o desperdício alimentar, porque conseguem adequar melhor as quantidades dos produtos ao consumo”, acrescenta.
A alimentação dos jovens e crianças que participam em todos os seus acampamentos “é alvo de uma atenção pedagógica relevante”, por parte da organização, e na maior parte dos casos confecionada pelos próprios escuteiros.
A jovem Pioneira de 15 anos, realça que “outra vantagem” da Loja do Escuteiro é a variedade de produtos alimentares, entre outros produtos.
O Corpo Nacional de Escutas informa que os dois supermercados em campo têm mercearia, congelados, lacticínios e bebidas, fruta e legumes, para que os escuteiros possam ter uma “alimentação equilibrada”.
As lojas têm também um conjunto de produtos adequados às crianças e jovens com intolerâncias alimentares, como é o caso dos celíacos.
O 23º acampamento nacional de escuteiros, que decorre até 6 de agosto em Idanha-a-Nova, reúne mais de 21 mil escuteiros sob o lema ‘Abraça o Futuro em defesa da casa comum’, inspirando-se na encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco.
A Agência ECCLESIA acompanha o quotidiano do campo com reportagens dos participantes, através das suas contas nas redes sociais Instagram e Facebook, com o marcador (hashtag) #livingACANAC.
Fonte: Agência Ecclesia