A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) vai realizar com o apoio da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Grupo de Trabalho Igreja e Mineração da CNBB, entre 16 a 19 de agosto de 2017, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), o Encontro sobre Ecoteologia (16 e 17), e, em seguida (18 e 19) a reunião preparatória para o Seminário Geral Laudato Sí, que vai ser realizado entre 17 a 19 de novembro de 2017. No decorrer de 2016/2017 estão sendo realizados na Amazônia Legal, nos Regionais da CNBB, 16 Seminários sobre a Encíclica, do papa Francisco, Laudato Sì.
Participarão do Encontro sobre Ecoteologia, aproximadamente 30 pessoas, entre representantes dos Regionais da CNBB onde a Repam realizou os Seminários, equipe de assessores da Repam-Brasil e pessoas convidadas. “00 ressalta Moema Miranda, teóloga, antropóloga e assessora da Repam-Brasil. No encontro sobre Ecoteologia haverá três mesas de debates, seguidas de trabalhos em grupo para aprofundamento e discussão em plenário. Há também a proposta de um roteiro espiritual, integrando todo o encontro.
Segundo Moema Miranda, que está na organização do encontro sobre Ecoteologia, o mesmo deve ter uma harmonia entre a “escuta e diálogo das dinâmicas pastorais que, em suas práticas cotidianas, nas lutas concretas, desenvolvem uma perspectiva ecoteológica e os que refletem e elaboram sobre teologia, e assim propor um percurso místico espiritual que transforme o encontro em uma experiência de prática, reflexão e oração”, sugere.
Programação
A programação do encontro se inicia dia 16/08 às 8 horas, com a apresentação dos participantes, a proposta do encontro e um momento de espiritualidade. A primeira mesa de debate será: “Alcances e limites da Laudato Sì à luz da ecoteologia no Brasil” com a participação de Afonso Murad, Teólogo, professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA); Márcia Maria de Oliveira, Teóloga e Antropóloga, professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Luiz Carlos Susin, Teólogo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Tea Frigerio, do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi).
A segunda mesa será: “Experiências pastorais de ecoteologia à luz da Laudato Si”, composta por Gilberto Vieira dos Santos (Giba), Secretário-adjunto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Rubem Siqueira, Coordenador Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela), Diretor-executivo da Cáritas Nacional. A mesa será concluída com debate em grupos e plenária. E assim finalizando o dia com uma mística.
As discussões do dia 17/08 se iniciam às 8h30 com a mesa: “Ecoteologia na Amazônia – as experiências dos Povos Ameríndios com a Terra Sem Males, Sumak kawsay e o Bem Viver”, com Ricardo Gonçalves Castro, professor da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (ITEPES-Amazonia); Iraildes Caldas Torres, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Raimundo Vanthuy Neto, professor do ITEPES-Roraima.
A mesa seguinte será sobre “Mineração e Ecoteologia” com Sandro Gallazzi, do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep) e Centro de Estudos Bíblicos (Cebi); Marcelo Barros, Assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Coordenador da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT) e Dário Bossi, da Igreja e Mineração e assessor da Repam-Brasil.
Por fim serão realizados os encaminhamentos para a proposta final do encontro. “A proposta é que este encontro seja um momento inicial, que se desdobre na continuidade do trabalho da Repam-Brasil e entidades parceiras, fortalecendo nossa caminhada, estimulando nosso compromisso com a Terra, com todas as suas filhas e seus filhos, humanos e não humanos, aumentando nossa fé encarnada no Deus da Vida, morto e Ressuscitado”, finaliza Moema Miranda.
Fonte: CNBB