Pão e cérebro: encontro no Vaticano debate os desafios da pobreza e da educação

“Pão e cérebro”: este é o título do encontro que a Pontifícia Academia das Ciências promove a partir desta segunda-feira, dia 4, no Vaticano.

Prosseguindo sua tradição de encontros interdisciplinares, a Pontifícia Academia resolveu reunir dois grandes desafios nosso tempo: pobreza e educação. “O binômio ‘Pão e cérebro’ no título se refere às novas tecnologias para melhorar, de um lado, o alimento e a alimentação e, de outro, aos efeitos que a pobreza e desnutrição têm no desenvolvimento neuro-cognitivo e na instrução, e como superá-los” – lê-se numa nota divulgada pela Academia.

Em ambas as frentes, prossegue o texto, foi alcançado um alto nível de experiência que pode orientar os políticos a encontrar soluções à emergência global de milhões de crianças das novas gerações que não têm acesso ao alimento e estão excluídas de uma instrução necessária – duas condições essenciais para a dignidade humana.

A Pontifícia Academia das Ciências organizou o encontro em quatro sessões, a fim de beneficiar o debate entre especialistas em genética, desenvolvimento cerebral, segurança alimentar e educação – para que possam convergir em soluções integradas para melhorar a qualidade da vida humana.

No encerramento do encontro, no dia 6 de novembro, o Papa Francisco recebe os participantes na Casa Santa Marta para uma foto de grupo, sem previsão de discurso.

 

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano