Consagração foi feita há 118 anos e é esperança de paz para um país afundado em crise pela ideologia
A consagração da Venezuela ao Santíssimo Sacramento do Altar foi feita no dia 2 de julho de 1899, uma época tão dura para os seus cidadãos quanto a época atual. Passados 118 anos, a consagração continua dando forças e motivação para os católicos venezuelanos que lutam para superar a severa crise social, política e econômica gerada no país pela ideologia bolivariana.
“Depois da difícil situação que a Igreja teve de enfrentar durante a Independência e a primeira fase republicana, surgiu a iniciativa de consagrar a República ao Santíssimo Sacramento”, comenta o pe. Eduardo Useche Juliá.
Na época, o culto a Jesus Sacramentado estava se intensificando bastante no país, em especial com a adoração perpétua iniciada em 1882 na igreja das Mercês, em Caracas. “O principal propulsor da consagração oficial foi o capelão Juan Bautista Castro (1904-1915), homem ilustre por muitos títulos”, complementa o pe. Eduardo. O pe. Juan Buatista Castro se tornaria, mais tarde, o oitavo arcebispo de Caracas.
Quanto à consagração perpétua da República a Jesus Sacramentado, ela foi solicitada por uma junta nacional e acolhida de modo unânime pelos bispos. Em 2 de julho de 1899, o então arcebispo de Caracas, dom Críspulo Uzcátegui, leu solenemente o Ato da Consagração.
Renovação no IV Congresso Eucarístico
Em 26 de junho de 2011, como parte conclusiva do IV Congresso Eucarístico da Venezuela, o ato de consagração ao Santíssimo Sacramento foi renovado. Na ocasião, o país foi consagrado também a Nossa Senhora de Coromoto, a devoção mariana mais popular entre os venezuelanos.
Desde então, os compromissos do VI Congresso Eucarístico incluem o reforço das atividades de fortalecimento da fé cristã, a criação de confrarias do Santíssimo e a promoção das vocações sacerdotais e religiosas. Segundo o cardeal Jorge Urosa Savino, “nisso está o futuro da Igreja na Venezuela”.
A Eucaristia e as crises humanas
Não será o primeiro caso em que o recurso fervoroso a Jesus Sacramentado ajuda a iluminar os caminhos para a superação de graves quadros sociais. Confira este arrepiante testemunho:
Fonte: Aleteia