O bispo da diocese de Santarém (PA), dom Flávio Giovenale, estará presente no 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, que começa na próxima segunda-feira, 28 de outubro, e se estende até o dia 31, em Manaus (AM). Também integram a comitiva da diocese: o coordenador de pastoral, frei Gregório Joeright; a secretária executiva da coordenação de pastoral, Ângela Tereza; o coordenador da Pastoral da Comunicação, Ercio Santos, além das jornalistas Joelma Viana, Júlio César e Aritana Aguiar, que deverão coordenar a equipe de comunicação do evento.
O Encontro em Manaus reúne os bispos dos Regionais da CNBB que formam a Amazônia Legal (Norte 1, 2 e 3, Noroeste e Nordeste 5), além de coordenadores de pastoral, religiosos, leigos e outros convidados das dioceses. Em pauta a discussão da realidade político-social, econômica, cultural e religiosa da região amazônica, bem como a contribuição da Igreja Católica para a promoção e defesa da vida dos habitantes dessa região e de sua rica biodiversidade.
O encontro é promovido pela CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Amazônia, presidida pelo cardeal Cláudio Hummes. O Documento de Santarém, elaborado no encontro dos bispos de 2012, deverá ser retomado, com a reflexão sobre os grandes projetos na Amazônia, a urbanização e as populações indígenas e tradicionais.
Estão confirmadas também as presenças do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner e do núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello.
Local: Brasília (DF)
Fonte: CNBB