Apelo pela paz no Oriente Médio dos Bispos de Rito Oriental

Os Bispos das Igrejas católicas de Rito Oriental da Europa dirigiram uma mensagem aos fiéis e a todos os homens de boa vontade, ao término do seu encontro anual, em Kosice, na Eslováquia, que se realizou de 17 a 20 do corrente.

Em sua mensagem, os Bispos afirmam: “As nossas ricas tradições não devem ser um monumento para se admirar ou recordar, mas uma fonte de vida para salvar a cultura européia, que está cada vez mais secularizada e descristianizada.

Numa coletiva de imprensa no final do encontro anual, no último domingo, os Bispos de Rito Oriental disseram: “Queremos, mais uma vez, reafirmar e ressaltar as raízes cristãs da Europa. Estamos profundamente cientes da atualidade da mensagem dos Santos Cirilo e Metódio, após 1150 anos da sua chegada entre os povos eslavos.

Os Bispos acrescentaram ainda: “Uma civilização e um cultura européias, desenraizadas do Evangelho salvífico de Cristo, não poderão contribuir para a construção de uma sociedade humana sólida, fundada nos valores éticos, morais e na família, que asseguram a justiça e a paz entre os povos”.

Em sua mensagem final, os Bispos católicos de Rito Oriental propõem uma cultura de vida e de esperança, capaz de criar fraternidade, amor, amizade e solidariedade, sobretudo entre os pobres, os excluídos e os emigrados.

Por fim, os Bispos se uniram a sua voz à do Papa Francisco pela paz. Lançando sua mensagem de esperança, caridade e amor, fizeram um premente apelo “por um imediato cessar fogo e toda forma de violência no Oriente Médio, em particular na Síria”.

 

Local: Kosice
Fonte: Rádio Vaticano