Santo Egídio: Em Antuérpia, o próximo encontro inter-religioso pela paz

É este o tempo oportuno para uma revolta da esperança, começando pelas religiões. É quanto indicaram no seu Apelo pela paz os líderes religiosos reunidos no início da semana em roma para o XXVII Encontro para a paz, organizado pela Comunidade de Santo Egídio e que neste ano teve como tema “A coragem da esperança”. Na última terça-feira à noite após vários momentos de reflexão que atravessaram muitos temas atuais, durante uma cerimônia na Praça do Campidólio, os líderes das várias confissões assinaram o Apelo, comprometidos a promover o diálogo entre os crentes.

Entretanto, será a cidade de Antuérpia, no norte da Bélgica, a receber em setembro de 2014 o próximo Encontro internacional pela Paz, organizado no Espírito de Assis pela Comunidade de Santo Egídio. O anúncio foi feito pelo fundador da Comunidade, Andrea Riccardi, lembrando que em 2014 recorda-se o centenário do início da Primeira Guerra Mundial que começou em 04 de agosto de 1914 com a invasão da Bélgica.

“Escolhemos a Bélgica – afirmou Riccardi – porque não se pode esquecer”. “Em 4 anos – acrescentou – morreram naquele país centenas de milhares de soldados, não só europeus, mas todas as partes do mundo. Ali foram utilizadas pela primeira vez em grande escala as armas químicas, nas proximidades da cidade de Ypres, assim que foi chamado de gás Iprite”.

Antuérpia, ainda, é um dos portos mais importantes do mundo, uma encruzilhada de humanidade que se caracteriza por uma presença significativa das três religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo). “Será também – acrescentou o histórico fundador de Santo Egídio – um jeito de responsabilizar a Europa”. O encontro será organizado pela Comunidade de Santo Egídio em colaboração com a Diocese de Antuérpia e com as autoridades da cidade belga.

 

Fonte: Rádio Vaticano