A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) reúne cerca de 600 religiosos e religiosas em Brasília, na Escola Paroquial Santo Antônio, de 15 a 19 de julho, para a Assembleia Geral da entidade. Na ocasião, será realizada a eleição da nova presidência que atuará de 2013 a 2016 em prol da Vida Religiosa do Brasil.
Sacerdote Jesuíta, Superior Provincial e membro da Diretoria da CRB Nacional como Conselheiro, Geraldo Kolling falou sobre a importância desse evento para a Vida Consagrada do Brasil: Todo encontro pode ser significativo. A XXIII Assembleia Geral, por ser eletiva, pode ser de modo especial relevante para a caminhada da Vida Religiosa no Brasil, particularmente por aí se eleger nova Diretoria, criando estruturas menores (7 membros na Diretoria, sem Conselho Superior, por exemplo) e mais ágeis. Creio que é oportunidade favorável para convivência fraterna, reflexão séria e encaminhamentos fortes para os próximos três anos da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, relatou.
Durante a Assembleia biblistas, psicólogos, teólogos e missiólogos ajudarão no processo eletivo com algumas reflexões sobre a Vida Religiosa: o que a Vida Religiosa está conversando hoje, pelo caminho; sinais que a Vida Religiosa não reconheceu ao longo dos tempos; experiência de convidar, abrir a porta e entregar a casa a Jesus; compromisso missionário de voltar à causa (levantar-se, depressa, voltar), leitura humana do caminho (experiência) de Emaús.
A votação será realizada por meio de urna eletrônica. Estarão presentes na Assembleia o representante da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, o religioso padre Alessandro Perrone, rcj, que representa o Cardeal dom João Braz de Aviz; o Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni DAniello; o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães; o secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm; o bispo referencial da Vida Consagrada pela CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha; o presidente Emérito da CRB Nacional, padre João Edênio Vale, svd; a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares, Helena Paludo; a representante da Ação Episcopal Alemã (Adveniat), Margit Wichelmann; padre Deusmar Jesus da Silva que representa padre Anselmo Matias Limbenger da Comissão de Presbíteros; o presidente da ANEC (Associação Nacional dos Institutos Seculares), padre José Marinoni, sdb.