Roma (RV) – Querosene para aquecer os contêiners; roupas para proteger do frio; alugueis mensais para as famílias dos refugiados; abonamentos para o transporte escolar. Estas são algumas das necessidades dos refugiados de Mosul e da Planície de Nínive, que há dois anos vivem no Curdistão, fugidos da violência dos jihadistas do Daesh.
Entre eles reina a tensa espera pelos desdobramentos da batalha contra o Estado Islâmico pela reconquista de Mosul e da Planície do Nínive. A cada novo dia, registra-se uma mistura de alegria e lágrimas. Alegria pelo avanço das tropas iraquianas, com a libertação de muitos povoados e cidades, e as lágrimas pelas imagens da destruição de igrejas e moradias por obra dos jihadistas. Lágrimas também pelas numerosas histórias de mulheres abusadas e massacres.
“Adote um cristão de Mosul”, relançada campanha
Nestes dias chegou à Agência AsiaNews um novo apelo por parte do Padre Samir Youssef, pároco da Diocese de Amadiya (Curdistão), que desde 2014 atende pessoalmente 3.500 famílias de refugiados cristãos, muçulmanos, yazidis.
Em resposta, a Agência faz um ulterior pedido para a campanha em favor dos refugiados, especialmente em função da chegada do inverno, sempre na esperança de um breve retorno às suas casas e terras.
Logo após a tomada de Mosul, a Asianews havia lançado a campanha “Adote um cristão de Mosul”, para responder à emergência e às necessidades mais imediatas dos refugiados. A campanha teve continuidade diante das dificuldades enfrentadas por mais de 500 mil refugiados cristãos, yazidis e muçulmanos. Os cristãos do Brasil estiveram entre os que mais colaboraram.
Com o avanço do exército iraquiano contra o Estado Islâmico em Mosul, uma nova onda de refugiados está em curso. A ONU calcula que podem chegar a 1,5 milhões.
Diante desta quadro, a AsiaNews decidiu relançar a campanha “Adote um cristão de Mosul”, pedindo a todos um gesto de boa-vontade neste Natal.
As modalidades de doação podem ser conferidas no link:
http://www.asianews.it/notizie-it/-%22Adotta-un-cristiano-di-Mosul%22:-il-dono-di-Natale-per-attraversare-l’inverno-39221.html.
Fonte: Rádio Vaticano