Bangui (Agência Fides) – “Vim para que as crianças cujos pais não têm meios para fazê-los estudar e os órfãos abandonados possam estudar; no futuro espero que possam ser enfermeiros, ministros e deputados”, declarou o recém-nomeado Cardeal Nzapalainga, arcebispo de Bangui, visitando o km5 da capital da República Centro-africana, onde distribuiu material escolar e víveres aos moradores, em grande parte de religião muçulmana.
O Km5 é um bairro onde há tiroteios que colocam em risco a escolarização das crianças residentes, frequentemente em condições precárias. Os próprios professores indicados para as escolas do bairro se recusam a ir trabalhar, temendo por sua própria segurança.
O futuro cardeal decidiu oferecer uma ajuda concreta, entregando pessoalmente material escolar e pacotes de alimentos para encorajar crianças e jovens a estudar. Além de cadernos e lousas, foram também distribuídos sacos de arroz, latas de óleo e latas de sardinha.
O gesto foi bem recebido pelo conselheiro da circunscrição local, Abdoulaye Aroufaye, que convidou os alunos a frequentar as escolas.
Fonte: Agência Fides