Calcutá (RV) – A fundadora da Congregação das Missionárias da Caridade, Madre Teresa de Calcutá, será canonizada no próximo dia 4 de setembro, no Vaticano. Para a ocasião, a Índia – país asiático onde a missionária dedicou-se aos pobres – prepara a IV edição do “Madre Teresa International Film Festival”, que terá início na sexta-feira, 26 de agosto, aniversário de nascimento da futura Santa, e se concluirá na segunda-feira, dia 29.
Sensibilizar a opinião pública
“Queremos apresentar o melhor e mais amplo repertório de filmes e documentários centrados na figura e na vida de Madre Teresa, vencedora do Prêmio Nobel da paz em 1979”, explica a diretora da mostra, Sunjl Lucas. “Queremos sensibilizar a opinião pública e cada pessoa” sobre a obra da missionária”, completa.
Lista de filmes
A lista dos filmes participantes do festival ainda está sendo completada, mas o objetivo da Signis – organizadora do evento – é ter ao menos 20 películas em programa, entre as quais duas com pré-estreia mundial: “Ama até estar mal” e “Memórias da Madre”.
Na competição, também numerosos documentários, como “Em nome dos pobres de Deus”, que tem como protagonista Geraldine Chaplin, filha do ator e diretor cult do cinema mudo, Charles Chaplin.
Muito esperada, ademais, a película “Madre Teresa: a sua herança”, que repassa, em ordem cronológica, a obra da futura Santa, além de diversas entrevistas concedidas ao longo dos anos”.
Edição precedente
Com o apoio e a aprovação da Arquidiocese de Calcutá e das próprias Missionárias da Caridade, o Festival cinematográfico dedicado a Madre Teresa realizou-se pela primeira vez em 2003, logo após a beatificação da religiosa albanesa.
A segunda edição, por sua vez, foi realizada em 2007, por ocasião do 10º aniversário da morte de Madre Teresa, enquanto a terceira edição remonta a 2010, por ocasião do centenário de seu nascimento.
Fonte: Rádio Vaticano