Um grupo de trabalho especial para promover a paz e a reconciliação entre as comunidades que vivem situações de tensão racial e um Dia Nacional de Oração em todas as Igrejas estadunidense em 9 de setembro.
Estas são duas das iniciativas dos bispos dos Estados Unidos, em resposta aos recentes episódios de violência e tensão entre comunidades afrodescendentes e forças da ordem em Baton Rouge, Minneapolis e Dallas, com numerosas vítimas em ambas as partes.
O grupo de trabalho, que será presidido pelo Arcebispo de Atlanta Wilton D.Gregory, ex-Presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, será composto por diversos bispos (Miami, Flórida, Louisiana, Califórnia, etc) e terá o objetivo de “ajudar os bispos a enfrentarem diretamente estes problemas difíceis: procurar e divulgar boas práticas; escutar de forma ativa as preocupações dos membros das comunidades envolvidas e das forças de ordem; construir relações sólidas para ajudar a prevenir e resolver os conflitos”.
O grupo de trabalho concluirá o seu mandato com um informativo sobre as atividades desenvolvidas e com as recomendações para o trabalho futuro, sobre os quais discutir durante a Assembleia Plenária de novembro.
Fonte: Rádio Vaticano