Maranhão (Agência Fides) – Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo auxiliar de São Luís do Maranhão e Presidente do Conselho Missionário Nacional (Comina), convida todos os grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Brasil a celebrar sua 4ª Jornada nacional no domingo de 29 de maio.
Fundada na França em 19 de maio de 1843, no Brasil a IAM conta mais de 30.000 grupos e a Jornada Nacional propõe, nas dioceses e nas paróquias, uma celebração especial que inclui a consagração de crianças e adolescentes missionários durante a Coroação da imagem de Nossa Senhora e a entrega do escudo da IAM.
A Igreja no Brasil está engajada numa realidade muito complexa: há alguns meses, há uma nova preocupação com o futuro de tantos meninos de rua que perdem a vida de maneira violenta. As estimativas são parciais, mas se fala de dezenas de menores assassinados todos os dias, sobretudo nas periferias das grandes cidades. Somente há pouco, embora não seja novo, este fenômeno foi reproposto à atenção da imprensa local e das televisões. No final de 2015, segundo os dados do Conselho Federal de Medicina (Cfm), eram mais de 250.000 os casos de crianças desaparecidas no Brasil e não denunciados. Uma das causas principais é o tráfico de seres humanos.
Fonte: Agência Fides