A Embaixada da Itália em Brasília comunicou, oficialmente, a inauguração, no Rio de Janeiro, da “Casa Rio – Embaixada Brasileira de Negócios”. Trata-se de um programa governamental de atração de investimentos e de redes de negócios na sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
O projeto, continuação das ações de promoção dos investimentos do “Rio Conferences” de Londres 2012 e da Copa do Mundo de Futebol 2014, prevê entre abril e setembro um ciclo de palestras e encontros dos seguintes setores: energia, ciências da vida, moda, infraestruturas, media, turismo e atividades empresariais esportivas.
Por sua vez, a Arquidiocese do Rio se prepara para as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016, com a mobilização dos fiéis de diversas paróquias. Por isso, o Cardeal Orani João Tempesta criou um Comitê organizador do projeto “100 dias de Paz”.
O projeto engloba diversas atividades a serem realizadas antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos, com a finalidade de atingir jovens, atletas e o público em geral, levando os valores cristãos católicos ao esporte.
O coordenador do Comitê organizador do projeto “100 dias de Paz” é o Padre Leandro Lênin Silva Tavares Cardoso, que participou de uma coletiva, nesta quinta-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé. Na encontro foi apresentado o Projeto “Casa Itália paraolímpica – Rio 2016” do Comitê italiano Paralímpico em colaboração com a Santa Sé e a Diocese do Rio de Janeiro.
A arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu a Cruz Olímpica e o Ícone da Paz, após “Rio Conferences” de Londres 2012.
A Cruz Olímpica foi projetada e criada pelo artista britânico Jon Cornwall, que utilizou 12 tipos diferentes de madeira de todo o mundo, dentre elas uma de origem brasileira.
O ícone da Paz representa o trabalho que “Pax Christi Internacional” realiza em prol da paz e da reconciliação no Oriente Médio. A Paz de Cristo é representada no ícone por diversas histórias bíblicas e da vida de santos da Igreja.
Durante a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Palácio da Cidade do Rio, em Botafogo, o Papa Francisco abençoou os dois símbolos, como também às bandeiras dos países participantes das Olimpíadas e Paraolimpíadas.(MT/Rede Vida)
Fonte: Rádio Vaticano