Ho Chi Minh City (Agência Fides) – O recém-nascido “Instituto Católico do Vietnã”, primeiro instituto católico de nível universitário no país, abrirá as portas para acolher seus primeiros alunos em setembro de 2016: foi o que anunciou a Comissão episcopal para a Educação da Conferência Episcopal do Vietnã, publicando o calendário para os exames de admissão ao novo instituto, que por enquanto terá sede provisória no edifício da Conferência Episcopal em Ho Chi Minh City.
O comunicado, recebido pela Agência Fides, informa que dois ramos do curso de teologia vão começar em meados de setembro de 2016: teologia bíblica e teologia dogmática. Dentre os requisitos necessários para os candidatos, requer-se a carta de apresentação do Bispo ou do Superior religioso de uma Congregação e ter frequentado cursos de filosofia e teologia na formação no seminário.
O Presidente da Comissão episcopal para a Educação, Dom Joseph Din Duc Dao, expressou à Agência Fides sua “profunda satisfação pelo êxito do projeto, com a aprovação do governo vietnamita e da Santa Sé”.
As instituições universitárias católicas foram fechadas pelo regime comunista em 1975. Nos anos seguintes, a Igreja do Vietnã pediu ao governo a possibilidade de retomar o empenho no campo da instrução, hoje concordado. A Igreja vietnamita espera poder abrir escolas de todas as ordens e graus de ensino.
Fonte: Agência Fides