Coordenadores estaduais da Infância e Adolescência Missionária (IAM) estão reunidos neste final de semana, dias 3 a 6, para a 20ª Assembleia Nacional, com o objetivo de renovar e fortalecer o compromisso com a missão. O encontro reúne na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), os coordenadores estaduais da Obra para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos e ações de 2016.
A programação inicia com a acolhida da equipe, a divisão de trabalhos, encaminhamentos, prestação de contas e segue com reflexões da Espiritualidade Missionária; Desafios e possibilidades na Adolescência Missionária: Perspectivas psicológicas e sociológicas, apresentada pelo padre Wladimir Porreca.
E seguindo o planejamento anual haverá uma avaliação dos encontros e sugestões temáticas para o próximo ano, assim como criar uma rede de comunidades para que as metas sejam de fato atingidas.
Para o secretário nacional da IAM, padre André de Negreiros, a expectativa é de que a Assembleia seja um tempo de avaliação, planejamento, formação, articulação e informação dos trabalhos que estão sendo realizados nos estados.
Segundo padre André, o encontro irá criar um parâmetro para perceber em que nível está o serviço da Obra. “É a balança que permite avaliar não só o equilíbrio, mas o peso em que está nosso trabalho.”
“Onde avançamos, onde estamos estacionados e até mesmo se demos ré.” Todos esses pontos serão desenvolvidos por meio desta assembleia, ressalta o secretário.
Padre André destaca os principais passos que animam o percurso da Obra no futuro: Qualificar os assessores, os adultos que implantam os grupos, para que saiam do amadorismo, conheçam o universo infanto-juvenil e se preparem para serem os espelhos desse público, que hoje no presente, dão a resposta, mas que no futuro ocuparão o lugar destas pessoas que estão conduzindo.
Outro passo é reanimar as pessoas que conduzem as atividades e dizer que elas não estão sozinhas e contam com pessoas que também passam pelas mesmas dificuldades. E por fim, a esperança de sempre crescer e avançar no trabalho.
O casal Percio e Marcia Pereira Vitória, coordenadores da Regional Sul 2(Paraná) participam pela primeira vez da Assembleia. “Esperamos receber orientações para que possamos ajudar os assessores de nossa região. Eles aguardam nossa partilha. Buscamos o amadurecimento e sabemos que estamos no caminho certo.”
“Vir para essa Assembleia é renovar forças”. Assim define a vice-coordenadora da Regional 3(Bahia), Adenilsa Serra. “Aqui é como se fosse casa do pai. Onde encontramos irmãos de diversas dioceses, com um único objetivo, que é levar a obra adiante. Vim colher, abraçar, receber orações e forças para continuar. Nossas crianças merecem e precisam de nosso apoio.”
A Assembleia encerra no domingo (6) com o planejamento das atividades para 2016.
Fonte: POM