A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) assinalou os 40 anos de independência de Angola durante a assembleia plenária que terminou esta segunda-feira como “uma grande conquista do povo angolano”.
“A celebração dos 40 anos da nossa Independência é uma ocasião ímpar para uma reflexão profunda sobre o que devemos continuar a fazer para dignificar e honrar esta grande conquista do povo angolano e para fazer chegar os benefícios da Independência a todos os cidadãos”, escrevem os bispos da CEAST no comunicado final da assembleia plenária.
No documento, o episcopado encoraja os angolanos a “assumirem comportamentos e atitudes nobres para que a construção da paz, da unidade e da reconciliação nacional seja sempre um compromisso assumido e renovado no nosso dia a dia”.
Os bispos da CEAST pedem também que “as grandes decisões que afetam o Estado angolano sejam sempre tomadas em consenso para o bem de todos, colocando, desta forma, os interesses da Pátria acima dos interesses partidários”.
Na reunião, que decorreu entre os dias 4 e 10 de novembro, os bispos aprovaram e publicaram uma “Nota Pastoral sobre os 40 anos de Independência da República de Angola”.
A assembleia plenária dos bispos de Angola e São Tomé elegeu D. Filomeno Vieira Dias, arcebispo de Luanda, para presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.
Fonte: Agência Ecclesia