Ordenado sacerdote em 1943, foi enviado à paróquia de San Pedro de Deusto (Bilbao), e alguns anos depois, partiu para o Equador como missionário, aonde permaneceu 34 anos
Dom Bittor Garaygordobil, Bispo emérito de Los Ríos (Equador), um dos oito primeiros sacerdotes missionários das dioceses bascas da Espanha, em 17 de outubro, véspera do Dia Mundial das Missões, vai completar 100 anos. Ordenado sacerdote em 1943, foi enviado à paróquia de San Pedro de Deusto (Bilbao), e alguns anos depois, partiu para o Equador como missionário, aonde permaneceu 34 anos. A notícia foi dada hoje pela Agência Fides.
Desde então, as missões foram confiadas às ordens religiosas ou a Institutos estritamente missionários. A florescente atmosfera de vocações religiosas e sacerdotais das dioceses bascas foi o terreno de cultura ideal para o espírito evangelizador dos jovens sacerdotes que queriam partir para evangelizar terras de missão. Foram então escolhidos dois países: Equador e Angola.
Segundo informações enviadas à Fides, em 12 de outubro de 1948 partiram em avião, de Madri, os dois primeiros missionários de um grupo de oito que constituiriam a primeira expedição de sacerdotes diocesanos no Equador. Assim, o centenário de nascimento de Dom Bittor Garaygordobil não é apenas uma celebração de aniversário, mas também uma autêntica festa missionária.
Ordenado Bispo em 1964 para administrar o então Vicariato apostólico de Los Rios, hoje diocese de Babahoyo, Dom Garaygordobil participou do Concílio Vaticano II e trabalho junto com outros Bispos latino-americanos, como Dom Leonidas Proaño. Dentre os temas que abordou, como professor e missionários, está a relação entre economia e sequela de Jesus, e a responsabilidade de todos os que compartilham um sistema financeiro radicalmente injusto e violento.
Fonte: Zenit