“A ausência de amor nos torna desumanos, nos torna insensíveis, nos torna pessoas violentas e cruéis”, diz dom Manoel Delson
Dentro das celebrações do Ano da Paz, promovido ao longo de 2015 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a diocese de Campina Grande (PB) irá, por meio de uma Semana da Paz, desenvolver um gesto concreto. A Semana da Paz na diocese será celebrada de 26 de setembro a 4 de outubro, com o tema “Somos da Paz”.
Com uma semana dedicada à paz, a diocese mobilizará a sociedade para ações cotidianas que semeiem a paz entre as pessoas. “Estamos presenciando discursos de ódio, uma violência desenfreada, queremos dar um basta! A paz não é só a ausência de conflitos, como guerras, é também a ausência de amor que nos torna desumanos, que nos torna insensíveis, que nos torna pessoas violentas e cruéis”, afirma o bispo diocesano, dom Manoel Delson. “Vamos juntos acalmar o espírito, abrandar o coração, repensar as atitudes diárias e reafirmar com convicção que ‘somos da paz’”, pede.
Ao longo dos dias estão previstas ações como bênção dos animais, passeio ciclístico, caminhadas, além de uma programação religiosa e social dentro da Festa de São Francisco, na paróquia do Bairro da Conceição. Serão dias intensos que buscam a reflexão da sociedade e mudança de comportamento em todas as dimensões.
A CNBB declarou o Ano da Paz a fim de ajudar na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, como explica o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner. “A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples”, pontua o bispo.
Com informações da diocese de Campina Grande
Fonte: CNBB