98ª Semana Eucarística

    Eucaristia e oração: “O Pão nosso de cada dia nos dai hoje” (Mt 6,11)

     Estamos numa semana especial para a Igreja que é a Semana Eucarística, pois na próxima Quinta-feira, dia 30 de maio, celebraremos a Solenidade de Corpus Christi, é a festa da Igreja, pois celebramos a razão de ser da Igreja. Sem a Eucaristia não existiria a Igreja, Jesus a deixou para que sempre fizéssemos em memória d’Ele. Devemos rezar também para que nunca faltem os sacerdotes, pois é através deles que temos a Eucaristia.

    A solenidade de Corpus Christi é celebrada sempre sessenta dias após a quinta-feira santa, por isso é uma data móvel. A quinta-feira é sempre um dia votivo, ou seja, dedicado à Eucaristia. A solenidade de Corpus Christi é tão importante para a Igreja que não dedicamos apenas um dia a ela, mas uma semana inteira, por isso, estamos na 98° Semana Eucarística que iniciamos na última Quinta-feira, dia 23 de maio.

    As atividades da 98ª Semana Eucarística se concentram no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, Igreja Matriz da Paróquia de Sant’Ana no centro. Cada dia dessa Semana as diversas pastorais e movimentos de nossa Arquidiocese são convidadas a “vigiarem e orarem” diante do Santíssimo Sacramento por uma hora. Pedindo sobretudo que Jesus seja o centro daquela pastoral ou movimento, e que tudo aquilo que aquela pastoral fizer seja em nome dele e para Ele.

    Na terça-feira em especial temos a hora santa do clero às 11h, com presença do arcebispo, bispos auxiliares, padres e diáconos permanentes. Na mesma terça-feira, só que às 18h teremos a hora santa vocacional, com a presença de Dom Roque Costa Souza, Seminários, grupos vocacionais, pastoral vocacional, OVS e movimento Serra. Peçamos a Jesus muitas e santas vocações, pois conforme dissemos sem sacerdotes não haverá eucaristia.

    Outro momento especial ao longo dessa semana é hora santa das famílias que aconteceu na segunda-feira dia 27 de maio, com a presidência de Dom Antônio Augusto Duarte. Realmente temos que pedir a Jesus que todas as famílias busquem viver a santidade e se aproximem mais do Senhor buscando uma vida de oração. Que todas as famílias busquem viver os verdadeiros valores e que todas as crianças possam crescer em sabedoria, estatura e graça.

    Na Quinta-Feira de Corpus Christi, neste ano, dia 30 de maio, a programação no centro da cidade começa logo cedo e só termina ao final da tarde. Às 5h iniciaremos com a confecção dos tapetes na Catedral Metropolitana, às 10h teremos celebração Eucarística no Santuário Nacional de Adoração Perpétua (Igreja de Sant’Ana). Às 15h teremos a oração das vésperas na Igreja da Candelária, seguida de procissão até a Catedral, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento. Às 17h acontecerá a Missa Solene na Catedral Metropolitana, celebrada pelo Arcebispo. Nos vicariatos, foranias e paróquias ocorrerão as celebrações e procissões durante o período da manhã.

    Com isso, temos uma semana toda dedicada a Eucaristia, culminando na Solenidade de Corpus Christi. Por mais que algumas pessoas queiram viajar nesse dia por ser um feriado possível emenda, esse é um dia Santo, uma quinta-feira santa e que devemos ir participar da adoração Eucarística e celebração da Santa Missa e da Procissão Eucarística. Depois de participar da adoração e Missa, então pode sair para viajar e passear. Mas, como nos diz um dos mandamentos da lei de Deus temos que guardar dias santos e de festa, ou seja, participando da Santa Missa.

    O tema desta 98ª. Semana Eucarística: Eucaristia e oração, e o lema: “O Pão nosso de cada dia nos dai hoje” (Mt 6,11), quer dizer que a oração sempre está unida à Eucaristia, como disse Jesus certa vez quando as pessoas foram lhe procurar após ter multiplicado os pães e os peixes, se eles foram lhe procurar por casa d’Ele ou por causa do milagre que Ele havia feito.

    Essa súplica da oração do Pai Nosso: “O Pão nosso de cada dia nos dai hoje” (Mt 6,11), vai de encontro com aquilo que certa vez as pessoas pediram a Jesus: “Senhor dá-nos sempre desse pão” (Jo 6), de fato devemos sempre pedir o pão ao Senhor, mas nunca nos esquecermos da oração. Inclusive quando vamos comungar fazemos o gesto de estender a mão, pedindo que o Senhor nos dê aquele pão.

    Participemos do banquete Eucarístico aqui na terra, para depois viver esse banquete de maneira plena no céu. Que o Senhor presente na Eucaristia e que adoramos ao longo desta semana e em especial na Quinta-feira seja sempre o centro de nossas vida e de nossa caminhada e nos faça unidos junto dele que nos alimenta com Seu Corpo e Sangue. Peçamos que nunca faltem operários para a Messe e que nos tragam sempre o “pão da vida”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here