Tema: “A Eucaristia é fonte da vocação e da missão”
Lema: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome” (Jo 6,35)
Na semana entre os dias 1 e 8 de junho acontece, em nossa Arquidiocese, a 97ª Semana Eucarística. É uma maneira de todos se prepararem melhor para a Solenidade de Corpus Christi, uma data tão importante e solene para a Igreja que não pode ser celebrada em um dia só, por isso a celebração dura uma semana. Do mesmo modo que celebramos a novena, tríduo ou trezena em honra a um santo, nos preparamos por oito dias para a festa de Corpus Christi.
A Eucaristia faz a Igreja, sem Eucaristia não há Igreja, não há celebração de missas e os demais sacramentos. Estamos no ano vocacional e, por isso, somos convidados a rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, para que não faltem padres para consagrar a Eucaristia aos fiéis e que não faltem jovens dispostos a anunciar a Palavra de Deus. Aproveitemos e rezemos também pela Papa Francisco, bispos auxiliares e eméritos, padres e diáconos, para que perseverem em sua missão.
Aproveitemos essa semana para fazermos a nossa adoração ao Santíssimo Sacramento e pedir que Jesus ilumine a nossa vida e nos livre de todo o mal. Pedir a Jesus Sacramentado que não falte entre nós o sentimento de partilha do pão, ou seja, se partilhamos na Igreja o pão espiritual, temos que partilhar também o pão material com aqueles que mais precisam. Jesus nos ensina a ter esse sentimento, Ele multiplicou os pães e os peixes e distribuiu à multidão faminta, por isso, se comungamos do Corpo de Cristo, temos que ter para com o próximo esse sentimento de partilha.
Durante as “horas santas” que realizarmos ao longo da Semana Eucarística, rezemos pela paz mundial, por todos os enfermos, pelos idosos e pela conversão dos pecadores. Rezemos ainda para que todos os padres e religiosos sejam santos segundo o Coração de Jesus e perseverem ao chamado que Deus lhes fez. O mês de junho apesar de não ser o mês vocacional em si, é um mês propício para rezarmos pelas vocações.
A 97ª Semana Eucarística tem como tema: “A Eucaristia é fonte da vocação e da missão” e como lema: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome” (Jo 6,35). A igreja primitiva iniciou em torno da mesa da Eucaristia, a comunidade colocava tudo em comum e repartiam o pão. Coloquemos tudo aos pés de Jesus e sejamos solidários com o próximo. A Eucaristia nos leva à comunhão com os demais irmãos de comunidade. Perseveremos no anúncio da Palavra de Deus, partilhemos o nosso pão em casa para partilharmos o pão com alegria na nossa comunidade.
Peçamos ao Senhor, ao longo dessa semana, pela nossa Igreja particular do Rio de Janeiro, para que numa cidade com tantos atrativos aos jovens, Jesus Cristo possa os atrair mais, e que não faltem sacerdotes para levar Jesus Cristo às pessoas, sobretudo, para as comunidades mais distantes. Rezemos para que as pessoas possam buscar mais a Deus e evitem tudo o que causa desunião.
A Semana Eucarística desse ano iniciou na última quinta-feira, dia 1/6, com três momentos. Às 10h, Hora Santa do Vicariato para a Comunicação, que foi acompanhada pelo padre Arnaldo Rodrigues. Às 15h, Hora Santa do Vicariato para a Educação, que foi acompanhada pelo padre Thiago Azevedo. Por fim, às 18h, teve a Hora Santa do Vicariato para a Caridade Social, que foi acompanhada por Dom Paulo Celso.
No dia 2/6, aconteceram mais três momentos. Às 10h, Hora Santa vocacional do Vicariato para as associações de fiéis ditas irmandades, confrarias, ordens terceiras e devoções, que foi acompanhada por Mons. André Sampaio. Às 15h, Hora Santa do Ministério da Consolação e Esperança e dos movimentos Marianos, acompanhada por Dom Tiago. Por fim, às 18h, Hora Santa Vocacional com o ministério de vida consagrada, com Dom Roberto Lopes.
No sábado, dia 3/6, às 09h, presidi a missa Rio Celebra, com os segmentos de iniciação à vida cristã, coroinhas, acólitos e cerimoniários. Às 11h, aconteceu a Hora Santa com a Pastoral dos Surdos e PASPED, esse momento que foi presidido pelo Padre Robson Atallah. Às 16h, tivemos a Hora Santa do setor Juventude, presidida por Dom Paulo Romão. Por fim, às 20h, tivemos a Hora Santa da Adoração Noturna, com Padre José Laudares.
No domingo, dia 4/6, às 14h, aconteceu a Hora Santa da Dimensão Litúrgica, esse momento foi presidido por Dom Célio. Às 16h, aconteceu a Hora Santa da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento, com padre José Laudares.
Na segunda-feira, dia 5/6, às 11h, tivemos a Hora Santa dos sacerdotes (bispos e padres), com a minha presidência. Às 15h, a Hora Santa da Animação Bíblica da Pastoral, dos círculos bíblicos, dos outros grupos de reflexão e da Pastoral Afro-Brasileira, com cônego Cláudio dos Santos. Por fim, às 18h, tivemos a Hora Santa da Família, com Dom Antônio Augusto.
Nesta terça-feira, dia 6/6, às 10h, temos a Hora Santa do Vicariato para a cultura, com Cônego Marcos William. Às 15h, teremos a Hora Santa com o apostolado da Oração, com pe. Thiago Sardinha. Às 18h, teremos a Hora Santa dos Diáconos permanentes e do terço dos homens, com Dom Juarez.
Na quarta-feira, dia 7/6, às 15h, teremos a Hora Santa dos Seminários, Pastoral Vocacional, da OVS, e dos grupos vocacionais, com Dom Roque. E às 18h, Hora Santa Vocacional dos católicos na política e Conselho Nacional do Laicato, com Dom Antônio Catelan.
Na quinta-feira, grande dia da Solenidade de Corpus Christi, a programação inicia-se logo cedo, às 5h, com a confecção do tapete de Corpus Christi, na Catedral. Às 10h, Missa no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, às 14h, apresentação musical na Candelária, com a comunidade católica Shalom. Às 15h, Oração das Vésperas, na Candelária, seguida de procissão até a Catedral, encerrando com benção do Santíssimo. Por fim, às 17h, Missa Solene na Catedral, presidida por mim com a abertura do II Sínodo Arquidiocesano, com o tema das missões.
Façamos o esforço de participar da 97ª Semana Eucarística. Veja o dia em que seu grupo se encaixa e participe da Hora Santa programada. E no grande dia da Solenidade de Corpus Christi, participe das vésperas, procissão e Missa. Testemunhemos com alegria a nossa fé e ensinemos ao mundo a comunhão e partilha.
Graças e louvores, se deem a cada momento: ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento. Amém.