9 curiosidades sobre São João Paulo II

De pedreira a teatro, de uma mesquita ao Polo Sul, de batismos à conversão de um mafioso

1 – Foi o primeiro papa polonês, o primeiro a vir de um país comunista, o primeiro a entrar em uma sinagoga, o primeiro a entrar em uma mesquita, o primeiro a receber uma delegação oficial da Igreja Ortodoxa Grega desde o cisma de 1054 e o primeiro e único a ser atingido por um tiro e dar entrada num hospital público.

2 – Quando jovem, além de trabalhar pesado em uma pedreira, ele era praticante de esqui, montanhismo e remo, estudava teatro e literatura polonesa e chegou a atuar e escrever peças.

3 – Uma pesquisa feita nos Estados Unidos indicou que o mais cativante na sua figura era o sorriso, a devoção mariana, o domínio de várias línguas e o amor pelas crianças e pelos pobres. Em outra pesquisa com estudantes de Portugal, Espanha e América Latina, foi apontado em primeiro lugar como a pessoa mais admirada do mundo.

4 – Confessava todas as Sextas-Feiras Santas na Basílica de São Pedro.

5 – Batizava em sua capela privada os filhos dos seus mais modestos colaboradores.

6 – Pediu perdão pelas faltas e pecados da Igreja católica durante o discurso de 12 de março de 2000, ano do Jubileu.

7 – Em maio de 2002, reuniu-se na Praça de São Pedro com centenas de mulheres que tinham se envolvido com a prostituição, durante uma audiência geral.

8 – Em 14 de novembro de 2002, tornou-se o primeiro papa em 150 anos a visitar o parlamento italiano. Seu discurso foi tão eloquente que o mafioso Benedetto Marciante, capo da Cosa Nostra, se entregou à polícia.

9 – Uma montanha do Polo Sul recebeu o nome do papa João Paulo II em homenagem aos seus 25 anos de pontificado.

Fonte: Aleteia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here