Veja como tirar o máximo proveito de suas boas intenções
Sim, sempre temos boas intenções de ajudar nossos parentes e amigos doentes. No entanto, muitas vezes esse tipo de oferta vai para o lixo. Além disso, acontece também de as nossas intenções não serem realmente adequados para a pessoa necessitada.
Portanto, o que pode parecer uma ajuda prática para alguns pode ser bastante inconveniente para a pessoa que precisa de ajuda.
Veja na galeria abaixo 8 maneiras eficazes de ajudar os doentes.
Preste uma ajuda personalizada
O que seu ente querido precisa ou deseja pode ser diferente do que você precisa ou deseja fazer em determinadas circunstâncias. Lembre-se de que tudo gira em torno das necessidades deles, do estilo de vida que eles levam, da doença que eles têm e da composição familiar deles. Você realmente precisa tentar se colocar no lugar dos doentes.

Nunca pergunte: “Como posso ajudar?”
Embora bem intencionada, essa pergunta pode acabar confundindo a pessoa necessitada, colocando sobre ela o ônus de encontrar maneiras de você ajudar em vez de encontrar soluções. Lembre-se de que se alguém está gravemente doente, pode não ter capacidade ou energia para pensar em todas as suas necessidades.

Seja prático(a)
Por exemplo: se você quiser enviar refeições para seu amigo, certifique-se do que funciona para ele. A melhor maneira de fazer isso é dar a ele uma lista de possíveis refeições que você poderia fazer durante a semana, os horários em que você pode entregá-las e escolher o que é melhor para ele. Isso é mais útil do que deixar no congelador dele algumas refeições que talvez nunca sejam consumidas.

Dê uma atenção especial às crianças
Se o seu amigo doente tem filhos, oferecer cuidados infantis pode ser um pouco complicado com a COVID. Mas se você também tem filhos, pode tentar organizar atividades ao ar livre ou exibir um filme favorito da família em seu quintal. Ou se vocês não puderem realmente ficar juntos, tente deixar emprestadas algumas atividades ou jogos para brincar (que requerem pouca intervenção de um adulto) para manter as crianças ocupadas.

Ofereça-se para ajudar com os compromissos diários
Faça uma lista de tarefas, compras e consultas médicas que precisam ser resolvidas. Pergunte ao seu amigo se ele gostaria que você fizesse certas tarefas e dê a ele horários diferentes em que você estará disponível. Mas atenção: se você está livre à tarde, mas é quando seu amigo cochila, passar o aspirador de pó na casa a essa hora não será muito útil.

Ofereça um ombro amigo
Se seu amigo está se sentindo deprimido e precisa conversar, dê-lhe a oportunidade de tirar seus sentimentos ou medos do peito. Não compare a doença dele com nenhuma de suas próprias dores e nem ofereça aconselhamento médico (especialmente se isso for contrário ao plano de tratamento). No entanto, se ele pedir que você o distraia, você sempre pode contar algumas anedotas divertidas…

Faça companhia no hospital
Se o seu amigo está passando por quimioterapia ou outro tratamento sério, sem dúvida precisará ir ao hospital. Marque uma agenda com outros amigos para que esses compromissos possam ser cumpridos e esteja ao seu lado do seu ente querido, mesmo que seja só na sala de espera ou no estacionamento do hospital. Saber que alguém está presente trará muito conforto para ele.

Deixe-o saber que você está rezando por ele
É ótimo rezar por alguém, mas é ainda melhor se essa pessoa souber que tem uma equipe orando por ela. Se você rezar uma missa pelo seu ente querido, diga a ele também. Isso lhe dará ânimo, ao saber que ele tem o poder da Missa agindo sobre ele.