Com letra e música do bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, dom José Valdeci Mendes, a Igreja no Brasil ganha uma canção para animar os processos da 6ª Semana Social Brasileira (SSB). A canção: “Bumbá meu Mutirão” é embalada pelos ritmos do boi-bumbá do Maranhão e cantada por Lena Machado, agente da Cáritas do Maranhão.
Segundo o autor da música, a toada do ritmo bumbá meu boi foi escolhida para expressar o desejo de que a 6ª SSB estoure e seja uma manifestação de compromisso e esperança pelo Brasil. O presidente da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB defende que “o mutirão pela vida, por terra, teto e trabalho”, adotado como refrão da canção, deve ressoar nas culturas, cantando a vida do povo brasileiro.
“Criei esta canção como uma motivação para que as regiões deste grande Brasil possam cantar o ritmo e a melodia de nossa gente. Num só compromisso, lutando em defesa da vida. ‘Bumbá meu Mutirão’, quer demonstrar também que a luta se faz com esperança e alegria”, disse.
Ritmos populares

Segundo o bispo de Brejo (MA), a canção se inspirou nas músicas populares das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) que expressam a luta e a caminhada do povo. “Essa toada quer animar nossa caminhada na 6ª SSB. ‘Meus irmãos e companheiras, entrem na luta e vamos ver; unidos no compromisso que é pro povo não morrer’”, convida um dos versos da canção.
A canção também ganhou um vídeo-clip, com duração de cerca de três minutos e meio, gravado no Kadosh Stúdio, em São Luís do Maranhão (MA) e editado por Gean Nunes. Contou com os vocais de Lucineth Machado, Lena Machado e Edilson Gusmão; arranjos, direção musical, violão e baixo acústico de Edilson Gusmão; percussão de Marquinho Carcará; teclados, mixagem e resmaterização de Renato Serra; e flauta transversal de João Neto.
Conheça a canção “Bumbá meu mutirão”: