5º Congresso Missionário Americano (CAM 5)

Nossa jornada missionária para o Congresso Missionário Americano de 2018 na Bolívia segue com passos firmes e confiante de que o Espírito do Senhor nos acompanha.

CartazO que é o 5º Congresso Missionário Americano?

É um tempo de graça, para viver um novo Pentecostes, no impulso e na atuação missionária em nossas Igrejas particulares nas Américas, mas também busca promover compromissos e ações pastorais no espírito missionário para ajudar as Igrejas locais em sua conversão pastoral.

A Bolívia é a sede do 5º Congresso Missionário Americano agendado para julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra, nos últimos meses, as diversas comissões e a direção geral têm fortalecido o processo de preparação para este evento eclesial.

Objetivo geral do Congresso
Fortalecer a identidade e compromisso missionário de Ad Gentes da Igreja na América, anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com especial atenção para as periferias do mundo de hoje e para o serviço de um Estado mais justo, solidário e fraterno

Como o Brasil está se organizando para participar?

O Brasil recebeu 250 vagas para delegados. No dia 6 de novembro do ano passado enviamos para todas as coordenações dos COMIRES uma carta contendo o número de vagas para cada regional e os critérios para ser delegado no CAM 5. O primeiro critério é ter participado do 4º Congresso Missionário Nacional. Segundo, o COMIRE deve contemplar os diferentes sujeitos da missão (jovem, padre, leigo(a), bispo, religiosa(o) e alguém ligado às Pontifícias Obras Missionárias) com condições de dar continuidade aos processos pós-congresso.

Algumas informações da programação do CAM 5
9/7 – Chegada das delegações
10/7 – Celebração de abertura na Praça da Catedral de Santa Cruz
11, 12, 13 /7 – Realização do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5)
14/7 – Jornada Missionária nas Paróquias e Missa de Envio
15/7 – dia livre para passeio

Banner-VCAM-2

Convocação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) 

As Igrejas particulares das Américas, desde Aparecida estão comprometidas com a missão. Missão de Anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo na desafiante realidade social de nosso continente marcado por profundas e rápidas mudanças que trazem oportunidades, mas também impactos que desconsideram os povos no âmbito cultural e religioso.

Neste contexto, hoje a missão demanda de nossas comunidades uma resposta generosa e ardorosa, atenta aos apelos do Papa Francisco que nos impulsiona a um profundo processo evangelizador de nosso continente.

Neste sentido, dom Ricardo Centellas, Presidente da Conferência Episcopal Boliviana; dom Eugenio Scarpellini, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias; dom Julio Maroa Elías, bispo responsável das Missões da CEB, dom Sergio Gualberti, arcebispo de Santa Cruz e Presidente do CAM 5, em comunhão com a Igreja que caminha em nosso continente, fiel ao compromisso assumido como discípulos de Cristo e com desejo de propagar sempre mais a boa notícia do Reino de Deus, têm a alegria e honra de convocá-lo (a) para o 5º CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO (CAM 5) que será realizado de 10 a 14 de julho de 2018 na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

I – OBJETIVO GERAL
Fortalecer, nas Igrejas das Américas, a Identidade e compromisso missionário Ad Gentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção as periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Fortalecer a identidade e compromisso missionário de nossas Igrejas na América para responder com coragem, generosidade e eficácia aos desafios da Nova Evangelização.
• Responder aos processos de cada Igreja Particular, buscando a inclusão e conscientização sobre seu caráter e projeção missionária.
• Avivar a fé, com renovado compromisso missionário para que a Alegria do Evangelho, como anúncio Kerigmático, dinamize a vida missionária de nossas Igrejas no continente.
• Compartilhar e refletir experiências missionárias que nos proporcionam viver a alegria do encontro com Cristo para dar testemunho de nossa fé.
• Fortalecer a formação e Identidade missionária de todos batizados para assumirem a missão de proclamar a Alegria do Evangelho, preferencialmente nas periferias existenciais de nossa sociedade.
• Gerar espaços de encontro, comunhão e reconciliação com Deus e com o próximo, permitindo cumprir eficazmente nossa missão evangelizadora ad extra e ad gentes.

III – TEMA: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.
LEMA: “América em missão, o Evangelho é Alegria”.

IV – EIXOS TEMÁTICOS
▪ Evangelho
▪ Alegria
▪ Missão e Profecia
▪ Reconciliação e Comunhão
▪ Missão Ad Gentes

V – OFICINAS
1. Leigos consagrados na missão
2. Missão, Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso
3. Missão e Evangelização da Cultura – Povos Originários
4. Missão e Reconciliação
5. Missão Ad Gentes na e desde a América
6. Missão e Ecologia
7. Família Missionária
8. Missão e Catequese
9. Novas formas de Cooperação Missionária
10. Jovens e Missão
11. Missão e Migrantes
12. Missão e formação sacerdotal – Fidei Donum

VI – PARTILHAS
1. Novas perspectivas da missiologia
2. Comunicação e Missão
3. Infância e Adolescência Missionária
4. Missão e Universidades Católicas (somente para Bolívia).

VII – TESTEMUNHOS MISSIONÁRIOS
A Igreja nas Américas nasceu graças ao testemunho de missionários e missionárias. Queremos recuperar e compartilhar no Congresso algumas experiências muito significativas em forma criativa e dinâmica.

VIII – PARTICIPANTES
• A delegação de cada país estará integrada por leigos, sacerdotes, vida consagrada, seminaristas e representantes das diferentes áreas pastorais.
• Os Congressistas serão pessoas com experiência e compromisso missionário em sua paróquia e Igreja Particular.
• Serão maiores de 18 anos.
• Terão participado de processos preparatórios em suas Igrejas locais e países: Congressos Missionários Nacionais, encontros, Jornadas de reflexão ou outros meios que cada país tenha utilizado.
• Que participe do começo ao final em cada atividade do Congresso.
• Cada representação conta com as cotas atribuídas segundo requerimentos e critérios organizativos.

IX – METODOLOGIA
Antes do Congresso:
• Estudo e reflexão do “Instrumento de trabalho”, em cada país, desde suas respectivas comunidades paroquiais, grupos e movimentos, para que a participação e contribuição seja da Igreja local de cada participante.
• Que as delegações cheguem ao evento animadas, motivadas e preparadas.
Durante o Congresso
• Conferências Centrais
• Testemunhos Missionários
• Feiras missionárias
• Sub assembleias
• Oficinas
• Partilhas
• Celebrações Litúrgicas
• Experiências Missionárias
Depois do Congresso
• Assumir, comprometer-se e pôr em prática as conclusões do 5º CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO (CAM 5), animando e renovando o trabalho missionário da Igreja no continente.

X – ASPECTOS PRÁTICOS
1. INSCRIÇÕES
– Será responsável das inscrições o Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.
– Cada regional

XI – LOCAL DO CONGRESSO
Colégio Dom Bosco
Rua Gualberto Villarroel, 1133 – (Centro de todo evento)
Colégio Hna. Vicenta Uboldi
Av. Las Américas 211 – (Sub Assembleia)

XII – ORGANIZAÇÃO
✓ Conferência Episcopal Boliviana.
✓ Pontifícias Obras Missionárias.
✓ Arquidiocese de Santa Cruz.

O 5º CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO (CAM 5) é uma graça de Deus para nossas Igrejas Particulares do continente; um sinal do amor do Senhor que nos cativa e faz seus discípulos missionários, felizes de poder testemunhar e compartilhar a Alegria do Evangelho entre os participantes, nossos Igrejas e nossos países.
Para nós é uma resposta generosa e agradecida, confiantes de que todo caminho percorrido alcançará o sonho de uma conversão missionária de nossas Igrejas à serviço do Reino da vida, da justiça e liberdade, do amor e da paz.
Contamos com suas orações e sua presença. Em Jesus Missionário lhes esperamos de braços abertos.
Obrigado e sejam bem vindos a esta terra de planícies, vales e montanhas, centelhas das maravilhas do Criador.

Dom Sergio Gualberti
Arcebispo da arquidiocese de Santa Cruz

 

Fonte: POM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here