Cidade do Vaticano
Realizou-se, nesta quarta-feira (12/12), na Sala de Imprensa da Santa Sé, o briefing sobre a 27ª reunião do Conselho de Cardeais com o Papa Francisco.
O Conselho de Cardeais assessora o Santo Padre no Governo da Igreja e estuda o projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana.
A reunião do Conselho teve início na última segunda-feira (10/12) e concluiu-se nesta quarta. Estiveram presentes os cardeais: Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Seán Patrick O’Malley, Giuseppe Bertello e Osvald Gracias.
O Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, não esteve presente porque representa a Santa Sé na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (Cop 24), realizada em Marrakech, Marrocos, para a adoção formal da parte dos Estados membros da ONU do Pacto Global para as Migrações.
Como de costume, o Santo Padre participou dos trabalhos, mas esteve ausente, na manhã desta quarta-feira (12/12), por causa da Audiência Geral.
Depois do pedido feito pelos cardeais, no final da 26ª reunião do Conselho de Cardeais, realizada de 10 a 12 de setembro passado, de uma reflexão sobre o trabalho, a estrutura e a composição do próprio Conselho, e considerando a idade avançada de alguns membros, o Santo Padre, no final de outubro, escreveu aos cardeais George Pell, Francisco Javier Errázuriz Ossa e Laurent Monsengwo Pasinya, agradecendo-lhes pelo trabalho desempenhado nesses cinco anos. Neste momento, considerando a fase de trabalho do Conselho, não está prevista a nomeação de novos membros.
As sessões de trabalho se realizaram na parte da manhã das 9h às 12h30 e na parte da tarde das 16h30 às 19h.
Os cardeais conselheiros abordaram vários temas, dentre os quais a contenção de gastos da Santa Sé, a reunião com os presidentes das Conferências Episcopais sobre o tema da “proteção dos menores”, programada de 21 a 24 de fevereiro de 2019, no Vaticano, reiterando sua importância, e a Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana. Além disso, os cardeais aprofundaram questões relativas ao Dicastério para a Comunicação.
Mons. Marco Mellino, nomeado em outubro passado Secretário adjunto do Conselho de Cardeais, foi apresentado aos purpurados pelo Papa Francisco.
Uma nova proposta da Constituição Apostólica, cujo título provisório é Predicate evangelium, foi entregue ao Santo Padre.
O cardeal Reinhard Marx, coordenador do Conselho para a Economia, abordou a questão sobre a redução de custos operacionais da Santa Sé.
O custo mais elevado é sem dúvida o dos funcionários. Foi reiterado novamente que não há projeto ou intenção de proceder com demissões, mas é necessário realizar descrições de funções a fim de tornar mais eficaz o trabalho de cada Dicastério, avaliando também a possibilidade de recolocações através da mobilidade e, quando possível, a pré-aposentadoria.
O senso de responsabilidade requer um plano a longo prazo para reduzir custos, e o cardeal Marx propôs o desenvolvimento de orçamentos plurianuais para que o Conselho para a Economia possa formular previsões de 5 a 10 anos para dar uma ideia mais clara sobre a situação e como enfrentá-la.
O Conselho de Cardeais ouviu o doutor Paolo Ruffini, que depois de ilustrar o progresso da Reforma que criou o Dicastério para a Comunicação, concentrou-se nos próximos passos a serem realizados para completá-la, segundo o Motu Proprio de 27 de junho de 2015, reunindo todas as instituições envolvidas e garantindo uma gestão coordenada e uma colaboração cada vez mais eficaz dos recursos, graças aos novos instrumentos tecnológicos.
O prefeito do Dicastério para a Comunicação destacou o valor dos diferentes meios de comunicação (rádio, TV, web e redes sociais) no atual contexto multimídia e a importância de uma sinergia integrada entre eles. Ruffini ilustrou os critérios para garantir uma estratégia unitária da comunicação da Santa Sé, enfatizando o valor único da oferta multilinguista da mídia do Vaticano.
Por fim, o prof. Vincenzo Bonomo, reitor da Pontifícia Universidade Lateranense e Conselheiro do Estado da Cidade do Vaticano, informou os cardeais sobre a nova Lei de Governo do Estado da Cidade do Vaticano.
A próxima reunião do Conselho de Cardeais está marcada para os dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2019.